Autarquia quer parques ao serviço da população

Parque de estacionamento Transtejo
05 Dez '19

A Câmara Municipal do Seixal aprovou esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, a tomada de posição “pela colocação dos parques de estacionamento de apoio aos transportes públicos ao serviço da população”.

Ainda no plano da mobilidade, a autarquia aprovou a aquisição de três novos miniautocarros elétricos urbanos de passageiros.

O concelho do Seixal tem vindo a ser confrontado, ao longo dos anos, com o total desaproveitamento dos parques de estacionamento nos cinco interfaces de transportes do concelho.

Com a entrada em vigor do novo modelo de passe social intermodal, a 1 de abril de 2019, verificou-se um aumento do fluxo de veículos nas áreas envolventes das estações, congestionando a circulação automóvel e provocando o estacionamento desordenado em todos os espaços públicos existentes, ao mesmo tempo que há parques de estacionamento com lugares vagos ou mesmo encerrados.

Além dos problemas de ordenamento do estacionamento circundante e de prejuízo para os habitantes das áreas residenciais em torno das estações, subsistem problemas de desinvestimento visíveis pela falta de manutenção dos espaços dos próprios parques.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, informou que “apesar das diligências da autarquia junto do Governo e das concessionárias no sentido da utilização plena dos parques de estacionamento destes cinco interfaces de transporte, não existe até hoje qualquer perspetiva que permita este objetivo.”

A Comissão de Utentes de Transportes do Concelho do Seixal lançou no passado dia 25 de novembro a petição “Parques de estacionamento gratuitos! Por mais e melhores transportes!”, que defende um conjunto de medidas que promovam a gratuitidade dos parques de estacionamento das estações da Fertagus e do terminal fluvial da Transtejo.

Pretende-se com esta proposta garantir o acesso dos utentes aos parques de estacionamento, libertando assim as zonas circundantes às estações para o estacionamento dos moradores e comerciantes locais.

Autarquia defende estacionamentos gratuitos nas estações ferroviárias e fluvial

Joaquim Santos reforça que “esta petição vai ao encontro daquilo que tem sido defendido pela Câmara municipal: mais e melhores transportes públicos para a população e estacionamentos gratuitos nas estações ferroviárias e fluvial”.

Neste sentido, a tomada de posição (PDF, 125kb) saúda a Comissão de Utentes de Transportes do Concelho do Seixal pela iniciativa e reafirma a disponibilidade da autarquia em contribuir para uma solução que concorra para a plena intermodalidade do sistema público de transportes.

Por fim, o documento “exorta o Governo a intervir diretamente neste processo, para reduzir os elevados preços praticados nos parques de estacionamento de apoio aos interfaces, concretizando mais uma medida de incentivo à utilização dos transportes públicos.”

Câmara Municipal vai adquirir 3 miniautocarros elétricos

Foi ainda aprovada a aquisição de 3 miniautocarros elétricos urbanos de passageiros, num investimento de cerca de 780 mil euros, no âmbito do Programa Laboratório Vivo para a Descarbonização.

Diversos contratos-programa e comparticipações financeiras, no valor total de cerca de 870 mil euros, a coletividades e associações do movimento associativo do concelho, para qualificar equipamentos, potenciando o desenvolvimento da sua atividade em prol da população, foram também aprovados.

Destaque para a aprovação da comparticipação financeira no valor de cerca de 80 mil euros a diversas associações de reformados do concelho para adquirir novos equipamentos de forma que se promova o conforto e a segurança dos utentes e associados das mesmas.