Autarquia reforça recolha de resíduos com novo equipamento

-
01 Jul '25

A partir de 1 de julho, a população passa a dispor de dois ecocentros móveis que vão percorrer as freguesias do concelho, facilitando a entrega correta de vários tipos de resíduos domésticos.

Durante o segundo semestre de 2025, os dois equipamentos estarão em simultâneo em várias zonas, garantindo que os moradores têm acesso mais próximo para depositar resíduos que normalmente acabam no lixo comum. Em julho, os ecocentros móveis estão instalados em Fernão Ferro, junto ao Mercado Municipal, e em Corroios, na Alameda de Santa Marta do Pinhal.

Os ecocentros recolhem lâmpadas, pilhas, baterias, tinteiros, cápsulas de café, óleos alimentares e minerais, pequenos aparelhos elétricos e eletrónicos, embalagens contaminadas, escovas de dentes e rolhas de cortiça. Todos estes resíduos são encaminhados para valorização e tratamento adequado.

Desde janeiro de 2024, com apenas um ecocentro móvel, já foram desviadas cerca de 40 toneladas de resíduos do aterro. A autarquia pretende, com a duplicação dos ecocentros móveis, aumentar estes números e melhorar a frequência e proximidade do serviço.

Este projeto municipal contribui para reduzir o impacto ambiental no concelho, promove a economia circular e apoia a adoção de hábitos mais sustentáveis, melhorando a qualidade de vida dos habitantes.

O calendário do segundo semestre de 2025 com as localizações dos ecocentros móveis pode ser consultado aqui.

Para mais esclarecimentos, contacte a Divisão de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, por um dos seguintes contactos: telefone 210 976 011, email: seixal.limpo@cm-seixal.pt ou ainda pela aplicação Eu Participo.

Partilhar

Está aqui