Autarquia reúne-se com Hospital Garcia de Orta

HGO
11 Nov '20

Na passada terça-feira, 10 de novembro, o presidente da autarquia, Joaquim Santos, acompanhado pela vereadora Manuela Calado e por uma equipa técnica da câmara municipal reuniram-se, por videoconferência, com o Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta.

Esta reunião foi solicitada pela autarquia para que fossem abordadas diversas situações prementes, entre as quais a resposta do hospital à covid-19, a reabertura do serviço de urgência noturna pediátrica, assim como parcerias a realizar entre o hospital e autarquia.

Joaquim Santos, referiu na reunião «o enorme reconhecimento por parte da Câmara Municipal do Seixal ao trabalho incansável de todos os profissionais do Hospital Garcia de Orta». Além disso, o presidente da câmara municipal salientou que «a postura desta autarquia é sempre a de reforço do Serviço Nacional de Saúde, das suas condições de meios materiais e humanos para fazer frente a este período crítico que o país atravessa. Estamos como sempre estivemos prontos para ajudar o HGO em tudo o que nos for possível, pelo bem da população».

Relativamente ao serviço de urgência pediátrica noturna, encerrado há praticamente um ano por falta de pessoal médico, o conselho de administração do hospital informou que o reforço das equipas ainda está aquém das necessidades, o que não permite a reabertura deste serviço. A autarquia irá continuar a reivindicar ao Governo e ao Ministério da Saúde os meios necessários para a reabertura deste serviço essencial para as populações do Seixal e de Almada.

A Câmara Municipal do Seixal demonstrou disponibilidade para estabelecer parcerias ao nível do que são as suas competências para potenciar os serviços de saúde prestados à população, tendo sido agendado um novo encontro técnico para avaliar a sua concretização.

Importa ainda referir que, perante o combate à pandemia, a autarquia tem estado sempre na linha da frente do combate ao vírus e tem apoiado o Hospital Garcia de Orta e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Almada e Seixal sempre que solicitado, sendo disso exemplo o apoio à instalação do centro de rastreio móvel no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento e ainda a construção de um espaço para funcionamento da ADR-C – Área Dedicada aos Doentes Respiratórios na Comunidade do Seixal que irá funcionar sobre gestão do ACES, que será mais um importante recurso no combate que travamos contra esta pandemia.