Autores da Nossa Terra apresenta obras de Sabrina Fialho

20 Jul '21

A Quinta da Fidalga recebe no próximo sábado, dia 24 de julho, a partir das 17.30 horas, mais uma sessão no âmbito do programa Autores da Nossa Terra, para apresentação de dois livros de Sabrina Fialho.

A apresentação das obras «Memórias de Um Anjo» e «Estórias e Poemas Lusos», de Sabrina Fialho, estará a cargo de Carlos Alexandre de Sousa Atalaia, que fez a co-revisão de ambos os livros, e por Mário Silva, conhecido como «O Chef dos Livros» (comunidade Bookstagram).

Está igualmente previsto um momento de animação musical, com a atuação de uma flautista e dois violoncelistas, que irão interpretar as músicas da banda sonora do livro: «Memórias de um Anjo», bem como um espaço para colocação de questões e debate, e uma sessão de autógrafos com a escritora. A entrada é livre, mas está sujeita à lotação do espaço.

Nascida em Romilly-sur-Seine, no nordeste de França, em 1984, Sabrina Fialho cresceu e estudou em Sézanne até perfazer 15 anos. Em fevereiro de 1999, veio viver para Portugal, onde estudou no concelho do Seixal e, mais tarde, na Universidade Nova de Lisboa. Dividiu os anos seguintes entre Portugal, Bélgica e Inglaterra, tendo regressado à Margem Sul do Tejo (que considera a sua casa) em fevereiro de 2017. Em 2020, decidiu finalmente dedicar tempo às obras que escreveu ao longo da vida e publicá-las, em nome da arte e por amor às letras. Para além de escrever romances e poesia, Sabrina Fialho também compõe músicas e bandas sonoras.

Sinopse de «Estórias e Poemas Lusos»:
Terra natal dos meus pais e avós, Portugal foi desde sempre o destino das nossas férias de verão. À medida que me fui deixando seduzir, fui ficando rendida aos encantos do nosso país. Amante de poesia desde criança - paixão herdada dos meus avô e bisavô, inspirei-me nas viagens por terras lusas para escrever estas estórias e poemas.

Excerto de «Memórias de Um Anjo»:
Certa manhã, a população de Sesimbra encontra um triste e inesperado cenário. Uma jovem da vila é encontrada sem vida no areal. A morte é comentada por todos os locais e deixa Beatriz muito intrigada. Quem será ela e o que lhe terá acontecido?
No caminho de regresso ao Seixal, o silêncio reina na carruagem da família Neves Fontes
e Beatriz permanece pensativa: este episódio irá marcá-la profundamente.
Determinada a mudar o rumo da sua vida, Beatriz embarca numa aventura, em que se cruza com o guarda do farol e um grupo de pescadores. Esperam-nos uma tempestade memorável,
desventuras e impostores que terão de enfrentar para dar a volta ao destino.
Conseguirá Beatriz vencer todos os obstáculos e concretizar o seu sonho?

Página de internet da autora

A iniciativa «Autores da Nossa Terra» é um programa regular da Biblioteca Municipal do Seixal, que tem como objetivo promover a obra de autores que sejam naturais ou residentes no concelho ou na região, proporcionando a sua divulgação junto da comunidade. Através da interação direta entre os autores locais e os leitores, realiza-se a difusão de obras sobre o concelho, tornando-as acessíveis a toda a população.