Avança o realojamento dos habitantes de Vale de Chícharos

Vale de Chícharos
20 Jan '22

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião de câmara realizada ontem, dia 19 de janeiro, o contrato de comparticipação financeira do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, ao abrigo do Programa de Realojamento dos Agregados Familiares do Loteamento Quinta de Vale de Chícharos, para a aquisição de habitações com o objetivo de realojar as famílias que ainda ali residem.

Esta medida vem na sequência do acordo de colaboração assinado em dezembro de 2017, que pretendia assegurar a atribuição de 234 habitações para realojamento de outros tantos agregados familiares considerados em situação de grave carência habitacional. O processo iniciou-se no terreno, em 2018, com o realojamento de 64 agregados, estando atualmente em curso a aquisição das habitações em falta a atribuir em regime de arrendamento apoiado. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, «a autarquia está empenhada em resolver da melhor forma a situação das famílias residentes em Vale de Chícharos, sendo absolutamente prioritário terminar com todas as situações existentes em que os habitantes vivam em condições indignas».

Nesta reunião foi também aprovado o protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Hospital Garcia de Orta e a autarquia para o desenvolvimento do projeto Saúde sobre Rodas, constituindo um projeto de saúde comunitária criado em 2004, no âmbito do projeto Seixal Saudável, que tem como missão a prestação de cuidados de saúde primários a populações vulneráveis com recurso a uma unidade móvel de saúde adquirida pela câmara municipal no valor de 74 907 euros.

No que toca aos apoios, foi aprovada a concessão de um apoio de 850 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, outro de 250 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora e um de 25 mil euros à Delegação Foz do Tejo da Cruz Vermelha do Seixal, para apoiar o serviço prestado às populações do concelho, nomeadamente todo o apoio extra prestado perante a pandemia de covid-19.

No associativismo, foi aprovada a concessão de apoios à Instituição para a Promoção Social e da Saúde, um no valor de 2000 euros no âmbito do projeto Aventura na Cidade e outro de 3500 euros para o projeto Prevenir em Coleção. O primeiro visa a promoção da saúde e a prevenção de comportamentos de risco, assim como o desenvolvimento de competências pessoais e sociais junto das crianças e jovens dos ensinos básico e secundário, ao passo que o segundo visa a prevenção da toxicodependência e outros comportamentos de risco junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Posteriormente, foram aprovadas as comparticipações para apoio a atividades culturais, de 2000 euros ao Independente Futebol Clube Torrense, de 5500 euros à Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, de 10 439,39 euros ao Centro Cultural e Desportivo das Paivas e ainda um apoio de 77 840 euros para a implementação do curso regular Tocá Rufar (ano letivo 2021-2022) destinado a 30 turmas dos 2.º, 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico. Destaque ainda para o apoio de 3500 euros concedido ao Grupo de Futsal Amigos da Encosta do Sol para a realização do 6.º Ecorun D. Paio Peres Correia – Interassociações. Com o objetivo de apoiar a prática da natação e o desenvolvimento de novos projetos nas várias piscinas municipais, foram ainda aprovados os apoios de 181 204,90 euros ao Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, outro de 169 135,68 euros ao Clube de Canoagem de Amora e ainda uma comparticipação de 201 200,79 euros à Associação Naval Amorense.

O executivo aprovou também o apoio à efetivação de protocolos de parceria com o município, para a candidatura ao Clube Ciência Viva, do Agrupamento de Escolas Nun'Álvares e da Escola Secundária Dr. José Afonso, de forma que estes estabelecimentos de ensino tenham acesso a práticas científicas inovadoras, fomentando a educação e a cultura científicas. Foi igualmente aprovado o protocolo com a Associação Bandeira Azul da Europa, com o objetivo de esta apoiar o município na elaboração e desenvolvimento do programa Eco-Escolas 2021-2022 e que visa a participação de crianças e jovens oriundos de todos os graus de ensino na tomada de decisões e na criação de uma comunidade mais sustentável, estando inscritas dez escolas no presente ano letivo.