Bairro Comercial Digital de Amora vai avançar

25 Jan '24

A Câmara Municipal do Seixal, a Junta de Freguesia de Amora e a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal desenvolveram em parceria uma candidatura a fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a criação de um Bairro Comercial Digital na freguesia, que foi agora reconhecida com a aprovação de fundos europeus.

A candidatura do município é dirigida à freguesia de Amora e foi apresentada entre 160 outras a nível nacional, tendo recebido a aprovação na totalidade do valor elegível de 899 130,42 euros, para um investimento total de 1 443 140,42 euros.

A implementação dos Bairros Comerciais Digitais promove a modernização tecnológica do comércio local e a digitalização dos seus modelos de negócio, assim como a sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários para a economia digital. A entidade responsável pela atribuição deste financiamento é o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

O projeto permite ainda soluções de reabilitação urbanística dos bairros, instalação de redes wi-fi, criação de quiosques digitais para os clientes, desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, a par da integração de sistemas de experiência de realidade aumentada, desenvolvimento tecnológico e manutenção da plataforma de entregas e a instalação de sistemas de pagamento digitais para estacionamento.

De acordo com Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, esta aprovação significa «a consolidação do município enquanto território inteligente, acelera a digitalização do comércio e serviços com vista à ativação dos canais de comércio online e desmaterializa os processos com fornecedores e clientes».

Com este projeto, as novas tecnologias vão permitir uma maior proximidade com o comércio local, serviços rápidos e personalizados, com a qualidade que já conhece.