Bairros saudáveis em debate no ciclo de Conversas com a Saúde

-
30 Set '22

Estiveram ontem em debate, naquela que foi a 5.ª sessão do ciclo Conversas com a Saúde, questões prioritárias para o desenvolvimento local, enquadradas nos Pilares da VII Fase das Cidades Saudáveis, tendo sido apresentados diversos projetos desenvolvidos, nesse âmbito, no município.

A iniciativa decorre ao longo deste ano e apresenta projetos municipais que visam a promoção da saúde, contando com a participação de especialistas, parceiros e da comunidade em geral. Assentando no Quadro de Referência da Governação Local para a Saúde, dá primazia a projetos e iniciativas em parceria que contribuem de forma decisiva para um município promotor da saúde e de comunidades mais saudáveis, envolvendo as entidades parceiras e dando enfoque às experiências e opções adotadas, com o objetivo de promover a partilha de boas práticas desenvolvidas no concelho.

Com a designação Bairros Saudáveis – Paz e Prosperidade: o Desenvolvimento Comunitário e os Pilares da VII Fase das Cidades Saudáveis, a 5.ª sessão do ciclo Conversas com a Saúde decorreu ontem, 29 de setembro, no Centro Comunitário de Santa Marta de Corroios.

A primeira ronda de debates foi dedicada à apresentação dos projetos Na Quinta da Princesa as Mulheres Contam, promovido pela AMUCIP (Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas) e MDM (Movimento Democrático de Mulheres), Há Centralidade na Periferia, Promovido pela ADSVC – Associação para o Desenvolvimento Social de Vale de Chícharos, Raízes Baobá, promovido pela Santa Casa da Misericórdia do Seixal e Saúde no Bairro, promovido pela Associação Vencer o Tempo.

Cidades Saudáveis/Geografias Desafiantes versus Parcerias Criativas, Estimuladas e Comprometidas foi o tema da ronda seguinte, que contou com a moderação/dinamização do Gabinete Seixal Saudável da Câmara Municipal do Seixal. Este debate teve por objetivo colocar em evidência de que forma as instituições/organizações intervenientes e as próprias comunidades se comprometeram com o pilar Participação, da VII Fase das Cidades Saudáveis, no qual se integram as parcerias, uma dimensão fundamental para o desenvolvimento local em saúde.

A sessão prosseguiu com um almoço comunitário, ao qual se seguiu uma mostra interativa de serviços/respostas e oficinas criadas no decurso da intervenção dos Projetos Bairro Saudáveis, a apresentação de apontamentos culturais e a ação Eu Habito, Eu Participo, Eu Opino, composta por painéis interativos em que estiveram envolvidas as pessoas das comunidades.

Saiba mais sobre o ciclo Conversas com a Saúde

Partilhar

Está aqui