Biblioteca promove diversas iniciativas em destaque

14 Mar '24

A Biblioteca Municipal do Seixal promove diversas iniciativas ao longo do mês de março, com destaque para a exposição itinerante Os Estudantes Estão na Rua, sessões de conto e de literacia infantil para bebés e pais, mostras informativas e bibliográfica, conversas sobre gravidez, parto e pós-parto e a rubrica Autores da Nossa Terra.

A cultura continua a ocupar assim um amplo lugar de destaque neste concelho e, segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «procuramos estar sempre na linha da frente, quer ao nível da quantidade, quer da qualidade das realizações que proporcionamos às pessoas e às famílias».

Os Estudantes Estão na Rua é o nome da exposição itinerante que estará patente até 30 de março. Esta mostra consiste numa retrospetiva da mobilização estudantil desde os tempos da resistência à ditadura fascista, recordando momentos e acontecimentos centrais na vida de gerações e gerações de jovens portugueses. A mostra é constituída por 10 painéis que abordam a Ditadura Militar, o MUD – Movimento de Unidade Democrática Juvenil, a crise estudantil de 1962 e de 1969 e, ainda, a defesa de uma escola pública de qualidade, entre outros temas. Este espólio é cedido, temporariamente, pelo Museu do Aljube – Resistência e Liberdade.

Esta é apenas mais uma das iniciativas que a biblioteca se propõe dinamizar, ao longo do mês de março. Além das ações destinadas ao público escolar, esta irá receber sessões de literacia infantil para bebés e pais com o nome Canta-me Uma História. A primeira sessão está marcada já para o próximo dia 16 (sábado), pelas 17 horas, com a sinopse, «A partir de uma história contada e cantada, vamos descobrir canções, ritmos e dança. Manusearemos instrumentos musicais e, ao seu som, descobriremos o maravilhoso mundo da música!». Também no dia 16, às 21.30 horas, haverá mais uma edição da Estação do Conto, desta vez com o tema «Primavera, Tempo de Liberdade».

De 19 de março a 3 de abril, lugar para A Magia das Histórias, uma mostra informativa e bibliográfica sobre a importância da leitura no desenvolvimento das crianças, destinada a crianças dos 4 aos 12 anos e público em geral, integrada nas comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil. No dia 23, às 16 horas, haverá mais uma iniciativa da rubrica Autores da Nossa Terra com o lançamento do livro «Eu sou e sou mesmo!», de Carla Colaço, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita.

No dia 21, entre as 17.30 e as 19 horas, realiza-se a iniciativa Por Falar em Nascer, um ciclo de conversas sobre gravidez, parto e pós-parto. Pretende-se contribuir, desta forma, para a promoção da literacia da saúde junto da comunidade e para a partilha de informação, visando a tomada de decisões informadas. O tema central desta sessão destinada a mães, pais ou participantes que tenham interesse na matéria será «Parto Ideal – Isso Existe?», sendo dinamizada por Débora Santos do movimento Por Falar em Nascer.