Câmara apoia resposta a pessoas em situação de sem abrigo

13 Jan '22

Foi celebrado, na passada terça-feira, 11 de janeiro, um protocolo entre o Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal e a CRIAR-T – Associação de Solidariedade, no âmbito do projeto Housing First e apartamentos partilhados, com o objetivo de promover o acesso à habitação para pessoas em situação de sem abrigo.

Eficaz na integração e manutenção habitacional para pessoas em situação prolongada de sem abrigo, o modelo Housing First considera um utente por habitação permanente, sendo permitida a ocupação por casal ou, excecionalmente, por duas pessoas em coabitação. O modelo apartamento partilhado propõe uma capacidade entre duas e cinco pessoas e uma habitação colaborativa, com objetivo na inserção social e na perspetiva de uma vida em comunidade.

Fernando Marques, presidente da direção da CRIAR-T – Associação de Solidariedade, lembrou que «há já vários anos que andamos todos a lutar contra esta situação» e enfatizou que «era impossível esta resposta sem o contributo da Câmara Municipal do Seixal, que está connosco desde o primeiro dia», sublinhando ainda a importância de «trabalharmos na prevenção, mais do que atuarmos somente em fim de linha».

Na intervenção que fez, durante a cerimónia, o vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, lamentou que «quase 50 anos após o 25 de Abril este problema não esteja resolvido e venha a agravar-se nos últimos anos». Paulo Silva alertou para «as dificuldades económicas, baixos salários aliados aos aumentos constantes do valor das rendas» como fator que concorre, a par com problemas de saúde mental, orientação sexual, violência familiar e toxicodependência, para a exclusão social que determina a situação das pessoas sem abrigo. Neste sentido, apelou a «políticas nacionais de habitação que concretizem o desígnio constitucional de uma habitação para todos» e assegurou que também a Câmara Municipal do Seixal está empenhada em contribuir para resolver esta situação no concelho, no distrito e no país.

Na cerimónia, em que estiveram ainda presentes Luísa Malhó, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, José Ornelas Carvalho, bispo de Setúbal, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, foram assinados protocolos similares, entre o centro distrital e instituições de solidariedade social de Almada e Setúbal.