Campanha H2Off – Hora de fechar a torneira

22 Mar '23

A autarquia associa-se pela terceira vez à iniciativa H2OFF – Hora de Fechar a Torneira, promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que acontece hoje, dia 22 de março, com o objetivo de mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras entre as 22 e as 23 horas.

A APDA volta a desafiar o país a aderir à H2OFF – Hora de Fechar a Torneira, no Dia Mundial da Água, que se comemora anualmente a 22 de março, como forma de apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da água.

​A câmara municipal continua a reforçar o seu compromisso, assegurando regularmente a qualidade da água de abastecimento público no Seixal, por meio dos parâmetros regulamentares e da frequência definida em programa, previamente aprovado pela autoridade competente.

Assim, no último trimestre de 2022, foram efetuadas na totalidade 88 análises do controlo de rotina 1; 31 análises do controlo de rotina 2 e 4 análises do controlo de inspeção nas zonas de abastecimento de Belverde, Casal do Marco, Cruz de Pau, Fernão Ferro, Ponta dos Corvos, Santa Marta e Torre da Marinha.

Foi também realizado o controlo operacional, por meio de 17 análises à água de reservatórios e 53 análises à água de captações.

Os resultados à água da rede pública relativos àquele período revelaram características bacteriológicas, químicas e organoléticas adequadas, os quais podem ser consultados aqui.

A Câmara Municipal do Seixal reafirma o seu empenho com a defesa da água como bem comum e com uma gestão pública dos serviços de água e saneamento, de cariz municipal ou intermunicipal, eficaz e eficiente, economicamente acessível e agente ativo da preservação dos recursos hídricos.

Feche a torneira no dia 22 de março, às 22 horas, por 60 minutos!
Junte-se à iniciativa em prol de um futuro mais sustentável.