Comemorações promovem importância do aleitamento materno

-
25 Out '22

A Semana Mundial do Aleitamento Materno vai ser celebrada no município do Seixal entre os dias 7 e 14 de novembro, destacando a importância dessa prática para um crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A Câmara Municipal do Seixal, através do Gabinete Seixal Saudável, em articulação com o Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada-Seixal (ACES Almada-Seixal), Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal (UCC) e Hospital Garcia de Orta (HGO), celebra entre os dias 7 e 14 de novembro a Semana Mundial do Aleitamento Materno, este ano sob o lema «Fortalecer a Amamentação: Educar e Apoiar», com a realização de várias ações que realçam a importância desta prática.

As comemorações integram o projeto Preparação para o Nascimento e Parentalidade que durante todo o ano promove a realização de vários cursos, desenvolvidos pela equipa da UCC em parceria com a autarquia, HGO e Polícia de Segurança Pública.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno assinala-se anualmente, com o apoio do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Em Portugal tem sido celebrada durante o mês de outubro, tendo como principais objetivos:

  • Informar cada pessoa sobre o seu papel na amamentação;
  • Estimular ações para fortalecer a capacidade dos profissionais;
  • Ancorar a amamentação como parte da segurança alimentar e nutricional e redução das desigualdades;
  • Envolver indivíduos e organizações ao longo da cadeia de apoio para amamentação.

É importante reforçar que a amamentação promove uma melhor saúde, tanto para as mães como para as crianças. Aumentar o aleitamento materno para níveis quase universais pode salvar mais de 800 000 vidas a cada ano, sendo a maioria crianças menores de seis meses. A amamentação diminui o risco de mães desenvolverem cancro de mama e de ovário, diabetes tipo 2 e doença cardíaca. A OMS estima que um aumento da amamentação poderia evitar 20 000 mortes maternas a cada ano devido a cancro da mama.

A World Alliance for Breastffeeding Action (WABA) tem chamado a atenção mundial, desde 1992, para a causa do aleitamento materno, reconhecido internacionalmente como um direito, sendo a sua promoção uma prioridade mundial mesmo nos países industrializados.

Programa da Semana Mundial do Aleitamento Materno no concelho do Seixal

7 a 14 de novembro – Mostra Bibliográfica sobre Aleitamento Materno

Átrio da Biblioteca Municipal do Seixal
Entrada livre sujeita à limitação do espaço

7 de novembro, das 16 às 17 horas – Dinâmica para pais: Olhar os Livros com Olhos de Brincar

Bebeteca da Biblioteca Municipal do Seixal
Entrada livre sujeita à limitação do espaço

9 de novembro, das 10 às 10.40, das 10.40 às 11.20, das 11.20 às 12 e das 15 às 15.40 horas – Atividades Aquáticas*

Atividades aquáticas para grávidas (6 inscrições em cada horário – possibilidade de participação do acompanhante)

Atividades aquáticas para bebés (8 inscrições em cada horário – possibilidade de o casal acompanhar o bebé)

Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires

*Atividades exclusivamente direcionadas para grávidas participantes nos Cursos de Preparação para o Nascimento e Parentalidade e Recuperação Pós-parto. As inscrições devem ser efetuadas junto das enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal (UCC Seixal).

14 de novembro, das 10.30 às 12.30 horas – 6.ª Sessão do ciclo Conversas com a Saúde – Fortalecer a Amamentação: Educar e Apoiar

Preletoras:

Cláudia Brites, Câmara Municipal do Seixal – Apresentação e Divulgação das Atividades do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal do Seixal para Bebés e Famílias

Patrícia Barrancos, Unidade de Saúde Familiar Cuidar Saúde – A Importância do Aleitamento Materno na Saúde da Mulher e da Criança

Helena Marchão, enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia do Hospital Garcia de Horta – Fortalecer a Amamentação: Educar e Apoiar – Os Cursos de Amamentação do Hospital Garcia de Orta

Ana Vitorino – Testemunho de Uma Mãe sobre o Aleitamento Materno

Biblioteca Municipal do Seixal
Entrada livre sujeita à limitação do espaço

 

A participação nas iniciativas é gratuita.

Juntos por uma vida saudável… O seu bebé agradece!

Partilhar

Está aqui