Comunidade educativa acolhida com programa alargado

12 Set '18

No arranque do ano letivo o Seixal acolhe como é hábito a comunidade educativa com um programa alargado, que integra atividades dirigidas a trabalhadores das escolas, alunos e pais, e que decorrerá em vários locais do concelho, durante os meses de setembro e outubro.

A primeira iniciativa é uma animação desportiva, no dia 11 de setembro, entre as 8.30 e as 12 horas no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento.

Apresentação do Plano Educativo Municipal

O auditório dos Serviços Centrais da autarquia será palco da apresentação do Plano Educativo Municipal, no dia 20 de setembro, que engloba diferentes propostas de projetos, ações e iniciativas nas áreas do ambiente, cidadania, cultura, desporto, património, proteção civil, saúde e tempos livres. Ainda neste dia, pelas 17 horas, o átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal acolherá a inauguração da exposição de trabalhos da 6.ª edição do Kid’s Guernica, iniciativa internacional pensada pelo professor de história de arte Tom Anderson que em Portugal é promovida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal.

Festa da Criança - 22 de setembro - Parque Urbano das Paivas

O programa integra ainda a Festa da Criança, cujo programa inclui animação, ateliês e desporto. Este ano tem lugar, no dia 22 de setembro, sábado, das 10 às 18 horas, no Parque Urbano das Paivas, e é promovida pela Associação Pioneiros de Portugal com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, sendo dirigida aos mais pequenos, mas também aos seus familiares.

Saída de campo para observação de espécies da fauna noturna

Na noite de 22 de setembro, sexta-feira, a partir das 21 horas, acontece no Moinho de Maré de Corroios o Seixal by Night, uma saída de campo para observação de espécies da fauna noturna, a decorrer no espaço exterior deste equipamento municipal, e no âmbito da Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental.

As atividades em setembro terminam no dia 29, sexta-feira, com uma visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Cucena, no âmbito das Comemorações do Dia Nacional da Água, celebrado a 1 de outubro, e que decorrerá entre as 9.30 e as 12.30horas, com ponto de encontro no estacionamento do Parque da Quinta dos Franceses, no Seixal.

Encontro de Professores com a Fidalga

Em outubro, o programa tem início no dia 2, terça-feira, entre as 10.30 e as 12.30 horas, com o Encontro de Professores com a Fidalga – O Jardim da Fidalga, que se repetirá no dia 9, entre as 14.30 e as 16.30 horas, mas onde o foco será a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro. Ambas as visitas são programadas para descobrir com os professores das escolas do concelho possíveis explorações do espaço e dar a conhecer o programa de atividades do Serviço Educativo da Arte Contemporânea. As marcações e contactos podem ser realizados através do email: arte.se@cm-seixal.pt ou pelo telefone 212 275 785.

Convívio de Receção à Comunidade Educativa

No dia 10 de outubro, entre as 15 e as 18 horas está programado um Passeio de barco e visita ao Núcleo do Moinho de Maré de Corroios, e no dia 12, às 20 horas, terá lugar o ponto alto deste programa com o encontro de Convívio de Receção à Comunidade Educativa, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha.

Mais informações disponíveis no programa ou através do email educacao@cm-seixal.pt.