Concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril

03 Abr '24

O Parque da Quinta dos Franceses, no Seixal, vai receber na noite de 24 de abril o concerto comemorativo do 25 de Abril com grandes nomes da música portuguesa: Criatura, António Zambujo, Sara Correia, Stereossauro, Carlão e Nenny.

Com a primeira parte do concerto a ter início às 21.30 horas, o grupo Criatura, composto por onze elementos, de várias geografias e áreas musicais, vai apresentar ao público o seu estilo de música: um diálogo constante entre a tradição e a modernidade, a oralidade e a palavra escrita, as sonoridades populares e o ecletismo musical.

O concerto prossegue com a entrada em palco do cantor e músico António Zambujo, um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa da atualidade a nível nacional e internacional. Logo a seguir, as luzes estarão voltadas para a fadista Sara Correia, que apresenta no seu espetáculo o terceiro disco, «Liberdade», onde impera o fado, mas onde cabem experiências e influências captadas noutros géneros.

À meia-noite, surgirá sobre a Baía do Seixal o tão aguardado fogo de artifício ao som do DJ e também produtor e scratcher Stereossauro, que tem arrecadado títulos mundiais. Em nome próprio, as suas criações apostam na reinvenção da música portuguesa, sem a desvirtuar, dando-lhe uma abordagem irreverente e descomplexada. Após este momento, entra em palco Carlão, que foi um dos vocalistas e o principal letrista dos Da Weasel, a mítica banda de Almada, entre 1993 e 2009, sob o pseudónimo Pacman.

A cantora, compositora e rapper portuguesa Nenny, uma jovem artista internacional de ascendência cabo-verdiana, que cresceu num ambiente musical muito rico em ritmos africanos é a artista que encerra o concerto comemorativo dos 50 anos da liberdade.

As comemorações do cinquentenário do 25 de Abril no concelho do Seixal decorrem até dezembro de 2026, ano em que se assinalam os 50 anos da Constituição da República Portuguesa, e têm como lema «Abril, a Liberdade Que Nos Une». No programa comemorativo, dirigido a todos os públicos, há várias iniciativas organizadas pela Câmara Municipal do Seixal e pelas juntas de freguesia, mas também de instituições, movimento associativo, comunidade educativa e agentes económicos.

Entre as várias atividades, que estão a decorrer por todo o concelho, destacam-se atividades de artes visuais, workshops, arte urbana, colóquios e debates, dança, eventos desportivos, momentos de leitura, música, teatro e muitas outras, que pode ficar a par visitando o site 25deabril.seixal.pt.

Participe! E viva nesta terra de Abril, «A Liberdade Que Nos Une»!