Concurso para 20 novos lugares de carregamento

07 Abr '21

Foi aprovada hoje, em reunião de câmara, a hasta pública para a instalação, em diversos locais do município, de dez postos de carregamento elétrico com capacidade para 20 viaturas.

Esta medida pretende dar resposta ao crescente número de veículos elétricos e híbridos em circulação e corresponder ao desafio da descarbonização das cidades, vigente no Pacto de Autarcas, do qual a autarquia é signatária.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que «estamos a dar passos seguros rumo a um futuro mais sustentável para os habitantes do nosso concelho».

O Município do Seixal tem-se distinguido pelas políticas e estratégias de intervenção local orientadas para os princípios definidos pelas Cidades Sustentáveis, sendo que um dos principais desafios é o combate às alterações climáticas, nomeadamente a redução dos gases que provocam o efeito de estufa.

O projeto Seixal On, lançado em março de 2020, e que contempla a implementação do Laboratório Vivo para a Descarbonização, é o expoente máximo deste compromisso.

Joaquim Santos referiu ainda que «o concelho do Seixal está na linha da frente no que diz respeito à procura de soluções tecnológicas que promovam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A criação destes novos 20 lugares é mais uma aposta do município para reforçar a sustentabilidade do território, através da mobilidade elétrica, criando infraestruturas com carregadores elétricos, contribuindo, desta forma, para a redução das emissões de carbono».

Foi ainda aprovada a adesão do concelho do Seixal ao ODS Local – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujo foco é a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pelas Nações Unidas, na Agenda 2030. Foi ainda aprovada a adesão do município à Rede Mayors for Peace, organização internacional apoiada pelas Nações Unidas e cuja principal missão é promover a paz duradoura, partindo das premissas de abolição das armas nucleares e tendo por base os princípios do desenvolvimento sustentável.

O executivo aprovou também uma nova comparticipação, de 200 mil euros, à Casa do Educador do Concelho do Seixal, para o apoio à construção da Universidade Sénior, cuja obra se encontra a decorrer.

Foi igualmente aprovado um apoio de 250 mil euros ao Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal, para garantir o financiamento da construção do respetivo complexo desportivo. Aprovado foi também o protocolo com o Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, para a gestão do plano de água da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires, com um apoio monetário para esse fim de 84 396,08 euros. A autarquia aprovou ainda um apoio de 29 319,02 euros ao Ginásio Clube de Corroios para substituição de equipamentos desportivos do campo de futebol.

Ainda no que diz respeito à concessão de apoios, foi aprovada uma comparticipação de 12 500 euros à Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, para auxílio à aquisição de instrumentos, um apoio de 5 680 euros à Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora, para apoio à realização de testes à covid-19, e um apoio de 7 065 euros ao movimento associativo juvenil, para a prossecução de diversos projetos na área da juventude.