Construção da Unidade de Saúde Familiar dos Foros de Amora

-
10 Abr '25

Realizou-se hoje a cerimónia de lançamento da primeira pedra e colocação da placa identificativa da obra da Unidade de Saúde Familiar dos Foros de Amora. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal, Pedro Azevedo, e da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

A obra já teve início, estando a conclusão do equipamento prevista para junho de 2026. O equipamento contempla duas Unidades de Saúde Familiar (USF) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e irá dar resposta, no que toca a cuidados primários, a 28 mil utentes das localidades de Soutelo, Pinhal Conde da Cunha, Foros de Amora, Belverde e Verdizela.

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora resulta de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo a autarquia cedido o terreno e assumido os projetos de especialidade. A construção deste equipamento implica um investimento de 4 milhões e 800 mil euros, sendo que o contrato de financiamento entre a Administração Central do Sistema de Saúde IP e a Câmara Municipal do Seixal estabelece o apoio financeiro no montante global de cerca de 3 milhões e 600 mil euros, cabendo à autarquia o restante financiamento, com verbas do orçamento municipal no valor de 1 155 566 euros.

Paulo Silva reafirmou o compromisso para que mais munícipes tenham acesso à saúde, pelo que a luta pelo construção do hospital no Seixal continua. O autarca congratulou-se ainda com o anúncio da ministra de que o próximo concurso para a contratação de médicos de Medicina Geral e Familiar integra 18 vagas para a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal.

 

Partilhar

Está aqui