Corredor Ecológico de Vale de Milhaços

29 Mar '23

O Corredor Ecológico de Vale de Milhaços continua a avançar a bom ritmo, um projeto que integra uma candidatura realizada ao abrigo do programa REACT-EU/2021. Prevê-se a sua conclusão no final de 2023.

Através dos serviços municipais dos espaços verdes, estão atualmente a realizar-se trabalhos de limpeza e desmatação de terrenos municipais, na área a poente da Alameda do Areeiro, e remoção de resíduos vegetais e monos.

O projeto prevê a requalificação de um conjunto de espaços públicos existentes, ao longo das linhas de água, que compõem as valas da Niza e da Queimada-Milhaços e que integram a Estrutura Ecológica Municipal, delimitada no Plano Diretor Municipal do Seixal.

A intervenção abrange um total de 14,40 hectares, entre o Alto do Moinho, Vale de Milhaços e Pinhal Vidal, e integra cinco áreas que, no seu conjunto, vão constituir um corredor ecológico, de elevado valor ambiental e paisagístico.

A reflorestação prevista, exclusivamente com espécies autóctones, vai aumentar a capacidade de drenagem interna das águas pluviais, reduzindo os riscos de cheia, valorizar as linhas de água e criar zonas de sombra. Além disso, contribuirá para a atração de novas espécies, que aqui vão encontrar um habitat adequado.

Os sobreiros, pinheiros, eucaliptos e algumas oliveiras, bem como outras árvores de fruto em bom estado serão mantidos, e será criado um novo núcleo de hortas urbanas que integrará a rede municipal.

Estão também previstas a criação de zonas de estadia e a instalação de outros equipamentos.

No dia 11 de março, realizou-se em Pinhal Vidal, na freguesia de Corroios, um Fórum Seixal +, desta vez para apresentar à população o projeto para o Corredor Ecológico de Vale de Milhaços.

O Corredor Ecológico de Vale de Milhaços – Reflorestação de Espaços Expectantes encontra-se inserido no objetivo específico «Apoio à Transição Climática» e na prioridade de investimento (PI) 13.1 «Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de covid-19, e respetivas consequências sociais, e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia», enquadrado no Eixo VII – REACT-EU FEDER do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Para mais informações sobre este projeto, consulte o documento.