Cuidados a ter com ninhos da vespa velutina ou asiática

Vespa asiática
-
26 Fev '20

A presença da vespa velutina ou asiática tem vindo a aumentar no país, estando referenciados alguns casos no distrito de Setúbal, uma espécie com perigo para a saúde pública, porque reage de modo agressivo na defesa dos ninhos, perseguindo essa ameaça cerca de 500 metros.

Cada ninho pode albergar até 2000 vespas e 150 fundadoras de novas colónias que, no ano seguinte, podem vir a criar pelo menos seis novos ninhos, o que motiva uma propagação considerável. Como atacam em grupo, a probabilidade de provocar reações alérgicas graves é maior.

A vespa asiática é uma vespa com 2,4 centímetros. A cabeça é preta com face laranja-amarelada. O corpo é castanho-escuro ou preto-aveludado delimitado por uma faixa amarela e um único segmento abdominal amarelado-alaranjado, mas a principal característica distintiva é a ponta das patas de cor amarela.

O fazer em caso de ser picado?

Deve lavar-se o local da picada com água fria e se sentir dor, tomar um analgésico, como paracetamol ou ibuprofeno. Em caso de comichão, aplicar gelo ou uma pomada específica para o alívio do sintoma. Para reduzir o edema, aplicar gelo na lesão.

A principal prioridade é detetar e controlar o alastramento da espécie. Embora a deteção dos ninhos seja efetuada principalmente no verão, os mesmos devem ser destruídos durante todo o ano. De salientar que a instalação descontrolada de armadilhas e a destruição dos ninhos de outras espécies de vespas é prejudicial para a biodiversidade.

Os interessados podem consultar o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal disponível no portal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Está ainda disponível a plataforma de informação Stopvespa, ferramenta de geolocalização online que monitoriza a distribuição e a expansão da vespa asiática.

Notificação de suspeitas

Para a segurança dos cidadãos, assim como para a minimização dos impactos sobre a biodiversidade, a destruição dos ninhos deve ser feita apenas pelas autoridades, neste caso os serviços municipais de proteção civil.

Em caso de deteção ou suspeita de avistamento da vespa asiática, a participação deve ser efetuada através do email seixal.limpo@cm-seixal.pt ou pela linha Seixal Limpo 210 976 011.
 


Fonte: ICNF
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Partilhar

Está aqui