Curso de pinturas tradicionais em embarcações do Tejo

Pormenor de pintura em embarcação tradicional
-
21 Fev '14

A Associação Náutica do Seixal (ANS) vai organizar, durante o mês de março, um curso de pinturas tradicionais em embarcações do estuário do rio Tejo. 

O curso, realizado no âmbito do Programa Cultural 2014 do Projeto Raposinho, decorre nos dias 7, 14, 21 e 28 de março, às sextas-feiras, das 21 às 23 horas, no salão nobre da ANS. A formação é da responsabilidade de Diogo Gomes, um dos últimos mestres pintores profissionais a trabalhar no estuário do Tejo.

As pinturas nas embarcações tradicionais ostentam vários elementos decorativos de inspiração popular – motivos florais, paisagens rurais, tradições socioculturais, figuras religiosas, letras e números – enquadrados por cercaduras com desenhos geométricos, folhas, flores, traços simples ou ondulados. Estes motivos são desenhados e pintados numa técnica simples e espontânea que confere a cada embarcação um perfil inconfundível e único.

O objetivo desta iniciativa é preservar e e transmitir às novas gerações este importante património sociocultural.

As inscrições para o curso estão a decorrer até dia 1 de março e podem ser feitas online no blogue do Projeto Raposinho ou presencialmente na secretaria da ANS (de terça a sábado, das 9 às 12 horas, e segundas, quartas e sextas das 21 às 23 horas).

Para mais informações consulte o site projetoraposinho.blogspot.pt.

Partilhar

Está aqui