Dar a volta ao mundo por cuidados mais justos

22 Fev '23

Para assinalar o Dia Mundial do Cancro, 4 de fevereiro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou um desafio que promove em simultâneo a prática de atividade física e a importância da igualdade no acesso a cuidados oncológicos.

Mais do que um dia no calendário, o Dia Mundial do Cancro, assinalado anualmente por iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), é uma oportunidade para organizações de todo o mundo se unirem sob uma mesma causa e falarem a uma só voz, originando centenas de atividades e eventos em todo o mundo.

A iniciativa pretende consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro e, durante o triénio 2022-2024, tem o tema «Por Cuidados Mais Justos», para passar a mensagem de que é necessária equidade no acesso a cuidados, independentemente do local de origem, da idade ou rendimento dos doentes oncológicos.

Nesse âmbito, a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou o desafio 5 Km, que pede que todos contribuam com 5 quilómetros de atividade física (caminhada, corrida, bicicleta ou outra atividade), e que publiquem depois essa conquista nas redes sociais, com o hashtag #LPCCdesafio5Km, aproveitando para desafiar 5 amigos para fazerem o mesmo.

O objetivo do desafio é conseguir somar cerca de 40 000 quilómetros, a medida do perímetro da Terra, permitindo assim afirmar simbolicamente que a campanha deu a volta ao mundo, e que todos juntos podemos tentar dar a volta ao cancro.

Saiba mais em ligacontracancro.pt/desafio5km