Declaração de Interesse Municipal da Mundet e Quinta da Fidalga

13 Jan '21

Na reunião pública de câmara ocorrida ontem, 14 de janeiro, foi aprovada a Declaração de Interesse Municipal das Instalações da Antiga Fábrica de Cortiça Mundet, assim como da Quinta da Fidalga, com o objetivo de promover a conservação, reabilitação e valorização destes espaços com enorme valor histórico. Este facto foi realçado pelo presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, afirmando que "o património natural e cultural do concelho é muito valioso, pelo que deve ser preservado e mostrado às pessoas, para assegurar que as nossas raízes não se perdem".

A Mundet chegou a ser a maior empresa nacional no setor corticeiro. Atualmente neste espaço encontra-se o Núcleo da Mundet do Ecomuseu Municipal, que tem como objetivo a divulgação da história e a transmissão das memórias da antiga fábrica, do núcleo urbano antigo do Seixal e das comunidades do concelho e da região, assim como a preservação, estudo, interpretação e comunicação do património industrial, sem esquecer a promoção e valorização do universo da cortiça na atualidade nos contextos nacional e internacional.

A Quinta da Fidalga, cuja fundação remonta ao século XV, constitui um dos exemplos mais antigos e melhor preservados das quintas agrícolas e de recreio outrora existentes na região. É ali que está instalada a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, e onde irá funcionar o Centro Internacional da Medalha Contemporânea.

Nesta reunião, foi ainda aprovado um protocolo a celebrar com o Centro de Assistência Paroquial de Amora (CAPA) para apoio à construção de uma creche, com uma verba de 361 790 euros, no âmbito da candidatura ao programa Pares 2.0., e o parecer favorável sobre a localização de uma unidade de produção de gases de origem renovável - hidrogénio, no Parque Industrial do Seixal. Este consiste num projeto-piloto para a produção de hidrogénio verde, alimentado por eletricidade gerada a partir de painéis fotovoltaicos, para a futura injeção de gás natural na rede pública, assegurando a continuidade de fornecimento de gás e a progressiva descarbonização do setor.