Deposite os medicamentos fora de prazo no local certo

10 Mar '23

A Câmara Municipal do Seixal associou-se à campanha nacional da Valormed, que visa alertar para as consequências da eliminação incorreta e descuidada das embalagens e medicamentos fora de uso e do prazo e impacto ambiental que têm no planeta.

Com o mote «O planeta de amanhã é feito das escolhas de hoje», a campanha tem como objetivo alertar a sociedade para o erro que uma parte muito significativa da população comete relativamente às embalagens e medicamentos fora de uso e de prazo, que é não depositar nos contentores da Valormed que se encontram disponíveis em farmácias e já em muitas parafarmácias.

Utilizados para a melhoria das condições de saúde, a sua utilização crescente tem sido acompanhada de uma preocupante tendência de serem eliminados nos resíduos indiferenciados ou vazados nos esgotos domésticos, comprometendo os sistemas de tratamento de águas residuais.

Segundo dados da Valormed – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda., em 2022 foram recolhidas 1 300 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos, um valor superior em quase 5% quando comparado com o alcançado em 2021. Ainda assim, existe muito trabalho a fazer no sentido de sensibilizar e educar a população para que os entregue apenas nas farmácias e parafarmácias.

Proteja o ambiente, entregue-os numa farmácia ou parafarmácia mais próxima de si e contribua para a redução do impacto que os medicamentos têm no meio ambiente.

Mais informações sobre a campanha aqui.