Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

30 Nov '21

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 3 de dezembro de 1998, tendo como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos às pessoas com deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

No concelho do Seixal, a câmara municipal fundamenta a sua intervenção numa rede de parceiros que assenta o seu trabalho na luta por plenos direitos de todos os cidadãos com deficiência.

Desta forma são promovidos um conjunto de projetos/ações e atividades nas várias áreas de intervenção com e ou para este público-alvo. Também são atribuídos apoios financeiros às instituições com sede no concelho através da celebração de contratos-programa, da cedência de transportes e de espaços para atividade.

A autarquia tem também apoiado com a cedência de sedes e de terrenos para a construção de equipamentos que estão em falta no município.

Este é um trabalho desenvolvido em parceria com as instituições com sede no município e apoiadas pela Câmara Municipal do Seixal, nomeadamente:

APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal;

CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Seixal e Almada;

CNAD – Cooperativa Nacional de Apoio ao Deficiente (Delegação do Seixal);

APD – Associação Portuguesa de Deficientes (Delegação do Seixal);

ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas (Núcleo do Seixal);

ASCS – Associação de Surdos do Concelho do Seixal;

ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos de Síndrome de RETT;

UNIVERSAUTISTA – Associação de Jovens e Adultos.