Dia Municipal do Bombeiro homenageia António Matos

03 Jul '23

O Dia Municipal do Bombeiro assinalou-se, no concelho do Seixal, no sábado, dia 1 de julho, em Aldeia de Paio Pires, com a cerimónia comemorativa e com uma homenagem sentida ao antigo comandante António Pires de Matos.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, que esteve acompanhado pelo executivo municipal, afirmou que o Dia Municipal do Bombeiro é «uma sentida homenagem a todos os bombeiros que desempenham a sua atividade com carácter de permanência, arriscando as suas vidas, em prol da segurança e do bem-estar da comunidade e cidadãos, fazendo justiça e honrando o lema “Vida por Vida”. Nunca é demais reconhecer e valorizar o espírito de missão, dedicação, empenho e brio profissional, que os nossos bombeiros colocam no seu dia a dia, prestando um inestimável serviço, em prol da população», destacou Paulo Silva, durante o seu discurso.

Na cerimónia, os Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal também prestaram uma homenagem ao antigo comandante António Pires de Matos, ao desfilarem de lenço e luvas brancas. O antigo comandante foi sócio fundador da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Concelho do Seixal, hoje Bombeiros Mistos, tendo sido presidente da direção e também comandante desta corporação. Foi um dos pilares essenciais do trabalho desenvolvido para a construção do quartel-sede, bem como dos destacamentos de Miratejo e dos Foros de Amora.

A Câmara Municipal do Seixal tem estabelecido protocolos com as duas associações existentes no concelho, de Amora e do Concelho do Seixal, visando garantir o normal desenvolvimento da sua atividade, através de financiamento na aquisição de viaturas, construção de novos equipamentos, ou aquisição de equipamentos de proteção individual. Neste sentido, e como forma de assinalar a data, a autarquia atribuiu às duas corporações de bombeiros 15 aparelhos respiratórios isolantes de circuito autónomo, no valor de 44 mil euros, um apoio que vem reforçar a prestação de auxílio às populações.

O evento terminou com o desfile dos dois corpos de bombeiros do concelho, da Avenida 8 de Março até à Rua José Jorge Loureiro dos Santos, e a visita à exposição das diferentes tipologias de viaturas que prestam socorro às populações.