Espaço Agrícola do Alto do Moinho é inaugurado este sábado

18 Set '20

A inauguração do Espaço Agrícola do Alto do Moinho, em Corroios, está marcada para o próximo sábado, dia 19 de setembro, pelas 11 horas, no âmbito do reforço da Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal.

O objetivo principal desta rede é «dotar o município de espaços vocacionados para o desenvolvimento da atividade agrícola nas vertentes social, recreativa e pedagógica, orientados pelo princípio da agricultura sustentável em contexto urbano», refere o presidente do executivo municipal, Joaquim Santos.

O Espaço Agrícola do Alto do Moinho localiza-se no lugar do Alto do Moinho, na freguesia de Corroios, e conta com 3 000 m2 de área para 36 hortas.

No espaço agrícola disponibilizam-se infraestruturas, tais como vedação e rede de distribuição de água, e um edifício com cerca de 150 m2 para arrumo de ferramentas, e 1 800 m2 de área útil para cultivo, distribuída por 36 unidades de hortas recreativas, de 50 m2 cada. Neste projeto, a Câmara Municipal do Seixal fez um investimento de 105 809,86 euros.

A partir de sábado, o concelho do Seixal passa a contar com quatro espaços agrícolas que ocupam um total de 24 000 m2, distribuídos por quatro freguesias (Arrentela, Amora, Seixal e Corroios), com uma área de cultivo de 15 142 m2. Além disso, destaque para o reforço de uma parceria internacional (Humana), duas parcerias com instituições na área da saúde mental e deficiência (CERCISA e PRISMA) e três parcerias com estabelecimentos de ensino básico, envolvendo 122 hortelões, 300 alunos, 12 professores e 20 utentes de instituições. O projeto pedagógico destinado às escolas do 1.º ciclo do ensino básico envolveu no ano letivo passado um total de 7 escolas básicas e 14 turmas, com as quais se trabalhou, em sessões distribuídas ao longo do calendário escolar, questões da produção alimentar sustentável, segurança alimentar e hábitos de vida saudáveis.