Estudo em casa debatido na Biblioteca Municipal do Seixal

-
27 Set '21

A Biblioteca Municipal do Seixal vai promover, no próximo dia 2 de outubro, um workshop designado O Apoio ao Estudo em Casa.

A iniciativa pretende gerar a reflexão e implementação de hábitos de estudo, partilha de experiências e o contacto com alguns critérios e técnicas de apoio ao estudo em casa, visando contribuir para o sucesso escolar das crianças e para a motivação de pais e professores, que reconhecem nas famílias os seus melhores aliados na obtenção desse sucesso.

Com o objetivo geral de que cada participante autoavalie e melhore a sua prática de apoio ao estudo em casa, espera-se que este workshop contribua para:

- construir uma compreensão pessoal das responsabilidades complementares ou sobrepostas de família e escola no sucesso escolar das crianças do ensino básico;

- reconhecer as diversas condições, atividades e técnicas que possibilitam e facilitam o estudo;

- diferenciar os diversos modelos de apoio que a criança pode precisar e que os pais podem oferecer;

- a decisão, de cada participante, sobre as práticas de apoio ao estudo em casa que pode introduzir, eliminar, desenvolver ou corrigir.

 

Programa:

Missão e partilha de responsabilidades no sucesso escolar; em que consiste e o que significa estudar (o que facilita e o prejudica); o estudo em casa do aluno do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

• Como podem os pais acompanhar o estudo dos filhos?

• Como, se não têm tempo disponível?

• Como, se não dominam os assuntos que eles andam a aprender?

• Como, se nos dizem «que não é assim que a professora lhes ensina»?

• E a que preço pagam os pais essa vontade de ajudar os filhos? Vale a pena sofrer essa perturbação da vida familiar com a canseira dos trabalhos de casa? Não seria suficiente o tempo que andam na escola? Terei de investir num ATL ou numa explicadora? E será suficiente?

 

Dinamizado por António Luís Montiel, doutorado em Filosofia da Educação, professor especialista em Orientação da Aprendizagem, trainner do Programa de Enriquecimento Instrumental (Feuerstein Institute – Israel), professor no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA

 

Destinatários:

Pais, professores, educadores e público em geral.

 

Local:

Biblioteca Municipal do Seixal

 

Data e horário:

2 de outubro | das 17.30 às 19 horas

 

Condições de participação:

Inscrição prévia entre 27 de setembro e 1 de outubro, através do telefone 210 976 100 ou e-mail biblioteca.seixal@cm-seixal.pt

lotação limitada aos lugares disponíveis

Partilhar

Está aqui