Filma a Tua Cidade é o desafio do CineClube Seixal

10 Nov '22

O CineClube Seixal – Mostra e Concurso de Curtas-Metragens é um projeto de criação de filmes, que conta com a organização conjunta da Câmara Municipal do Seixal e da RUGAS – Associação Cultural e decorre ao longo do ano letivo 2022-2023.

Com o tema «Filma a Tua Cidade», esta iniciativa pretende incentivar a criatividade artística dos jovens e contribuir para a sua formação cultural integral, estimulando a sua aproximação às artes e à participação cívica na valorização e respeito pelo território. O CineClube Seixal procura ainda criar condições de aprendizagem e de desenvolvimento da análise de diversos temas através das potencialidades da linguagem cinematográfica.

O projeto destina-se a jovens entre os 15 e os 20 anos, residentes no concelho do Seixal, podendo participar individualmente ou em grupos (até ao máximo de três elementos). Os participantes terão a possibilidade de aprender a fazer um filme baseado no tema, com uma equipa que os irá orientar desde a produção, à escrita do guião, à realização e montagem do filme, e que disponibiliza todo o material necessário para fazer a curta-metragem.

A fase de candidaturas decorre até 29 de novembro, bastando enviar um email para seixalcineclube@gmail.com, com os seguintes dados:

- Nome, idade, freguesia de residência e contacto telefónico

- Escola e ano de escolaridade (se aplicável)

- Breve sinopse/história do filme a realizar

- Nota de motivação para aprender a fazer um filme

Após a receção das candidaturas, a RUGAS – Associação Cultural selecionará um máximo de 17 ideias/candidaturas para filme, tendo por base a qualidade e coerência demonstrada na sinopse/história descrita na candidatura.

O CineClube Seixal – Mostra e Concurso de Curtas-Metragens realiza-se de 3 de dezembro de 2022 a junho de 2023, em duas fases: formação e mostra final em sala de cinema.

A fase de formação para os projetos selecionados ocorrerá num espaço a designar, às quintas- feiras, das 18.30 às 20.30 horas e/ou aos sábados das 14.30 às 16.30 horas.

Assim que finalizados os projetos, é realizada a mostra de curtas-metragens, numa apresentação pública, com convidados e com um júri que fará uma análise crítica aos filmes apresentados.

Todas as condições de participação poderão ser consultadas nas Normas de Participação do projeto.