Inauguração do novo edifício da EB da Qta. de Sto. António

07 Out '20

Esta quarta-feira, dia 7 de outubro, o executivo municipal esteve presente na inauguração da ampliação e requalificação da Escola Básica da Quinta de Santo António, em Amora.

Este processo de requalificação iniciou-se em 2019 e desenvolveu-se em 2 fases: numa primeira fase, foi construído um novo edifício com 6 novas salas de aula, biblioteca, instalações sanitárias, sala de professores, gabinetes de trabalho e, no exterior, uma nova portaria e espaço de jogo e recreio.

Na segunda fase, foi requalificado o edifício existente da escola (fundada em 1981), que sofreu obras significativas de requalificação, nomeadamente a substituição da cobertura em fibrocimento, a reformulação das casas de banho, a pintura total dos interiores e exterior do edifício, a requalificação das redes elétrica, intrusão e sistema de deteção de incêndios, a adaptação de duas salas de aula do 1.º ciclo para jardim de infância, o alargamento do espaço de cozinha e a substituição de pavimentos interiores.

Após esta intervenção, a escola conta agora com 10 salas de aula, duas das quais de ERAB – Educação Bilíngue de Alunos Surdos; três salas de pré-escolar, sendo uma delas de ERAB; uma biblioteca; uma sala de unidade multideficiência; refeitório; ginásio e ainda sala de professores e gabinetes de trabalho.

Sobre esta requalificação, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que «o investimento da Câmara do Seixal nesta obra foi de 1 740 274,59€, que transformou este equipamento já com quase 30 anos numa nova escola. A autarquia investiu ainda 54 706,15 euros, a que acresce IVA, em mobiliário e material didático. Sendo esta considerada uma escola de referência para o ensino bilíngue de alunos surdos, esta obra também introduziu adaptações para esta necessidade, tornando-a não só mais funcional mas também mais inclusiva». O autarca acrescentou ainda que «é importante assegurar a igualdade de oportunidades a todos os estudantes do município nomeadamente no acesso ao direito à educação».

Esta escola conta atualmente com 18 docentes do 1.º ciclo, três educadores e um docente de língua gestual portuguesa, que dão resposta a 196 alunos do 1.º ciclo e 46 crianças na educação pré-escolar.