IndieLisboa de regresso ao Seixal

IndieLisboa
-
22 Jun '22

O IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema está de regresso ao Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, nos próximos dias 5, 6 e 7 de julho, com três longas-metragens que integraram a programação deste ano e o IndieJúnior dirigido ao público infantil. A entrada nestas sessões é livre, mediante reserva prévia.

Nas noites de 5, 6 e 7 de julho, destaque para «Love, Deutschmarks and Death», de Cem Kaya, filme vencedor da secção IndieMusic, à qual se segue «Sonne», de Kurdwin Ayub, película que integrou a secção Silvestre, e «Ghost Song», de Nicolas Peduzzi, documentário que integrou a competição internacional do festival. 

Há ainda lugar para o público infantil com a exibição do programa de curtas-metragens do IndieJúnior «O Ar e o Mar», destinado a crianças com mais de 10 anos, nas tardes de 6 e 7 de julho. 

O IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema chega à 19.ª edição conduzido pelo mesmo objetivo de divulgar e exibir obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Todos os anos são exibidos mais de 270 películas, atraindo público e profissionais de cinema de todo o mundo. 

O festival integra ainda o IndieJúnior, destinado ao público infantil, procurando ser um contributo para a literacia cinematográfica da faixa mais jovem de espetadores e na formação de novos públicos. 

PROGRAMA

 

Love, Deutschmarks and Death
Filme vencedor da secção IndieMusic
5 de julho, terça-feira, 21.30 horas
De Cem Kaya, Alemanha. Documentário
Duração: 96 minutos
M/ 16 anos
Marcação prévia

«A emigração turca para a Alemanha leva a que a comunidade que se forma no novo país crie a sua própria cena cultural e musical, longe dos olhos da cultura popular e mediática. Este documentário dá espaço às histórias e aos ícones que foram formando a voz dos expatriados, mas também desvenda as complexidades financeiras, políticas e sociais que afetaram esta subcultura».
Trailer

Sonne
Filme da Secção Silvestre 
6 de julho, quarta-feira, 21.30 horas
De Kurdwin Ayub, Áustria, Ficção
Duração: 87 minutos
M/ 16 anos
Marcação prévia

«Três raparigas de Viena tentam equilibrar-se numa linha ténue entre apropriação cultural e apreciação cultural. Duas delas ficam fascinadas com algo que lhes é estranho. Uma delas está dividida entre a cultura praticada em casa e a praticada no resto do seu mundo. Ao juntar a esta mistura explosiva um vídeo viral e um encontro com dois jovens demasiado patriotas, as coisas não podem senão começar a dar para o torto. Mas não serve a juventude para testar os limites?».
Trailer

Ghost Song
Filme da Secção Competição Internacional 
7 de julho, quinta-feira, 21.30 horas
De Nicolas Peduzzi, França. Documentário
Duração: 76 minutos
M/ 16 anos
Marcação prévia

«“Houston, Texas: petróleo, sexo, álcool e drogas”. Este é o palco do documentário de Nicolas Peduzzi, que segue Alexandra, Will e Nate na sua tentativa de sobreviver numa cidade que gosta de devorar sonhos, especialmente os de uma ex-líder de um gang ou de um menino rico deserdado devido ao seu vício. Lá ao fundo, o furacão que se avizinha não tem nada de metafórico». 
Trailer

 IndieJúnior

«O Ar e o Mar»
Exibição do programa de curtas-metragens
6 e 7 de julho, quarta e quinta-feira, 14.30 horas
Duração das sessões: 60 minutos
M/ 10 anos
Ingresso: Entrada livre 
Marcação prévia

Sons da Realeza
De Filip Diviak, República Checa. Animação. 2020
Duração: 15 minutos

«Ele consegue produzir os sons mais bonitos com a sua tosca guitarra. Ela é a rainha. Quando lhe viu a cara, afastou-o da cidade. Com o instrumento partido, ele faz da floresta mais próxima a sua casa. E com a ajuda de alguns novos amigos, voltará a tocar uma nova melodia.»
Trailer 

O Fato de Mergulho de Klingert
De Arthur Wyrzykowski, Polónia. Animação. 2021
Duração: 20 minutos

«Depois do irmão mais novo ter sido vítima de uma inundação, Bea não consegue olhar para a água senão como fonte de receio. O pai usa o seu engenho para tentar criar algo importante. Ambos têm reações diferentes em relação à perda, mas terão de a superar.»
Trailer 

A Fantástica Competição de Voos
De John Croezen, Países Baixos. Animação. 2021
Duração: 6 minutos

«Se és um pássaro, não podes perder a mais importante competição para seres voadores que existe. Mas as equipas não vão jogar limpo e vai ser preciso muito cuidado para perceber quem é o real vencedor.»
Trailer

Contos de Água Salgada
De Tamerlan Bekmurzayev, Antoine Carré, Rodrigo Goulão de Sousa, Alexandra Petit e Martin Robic, França. Animação. 2021
Duração: 9 minutos

«Como uma borboleta que sai da sua crisálida, também um jovem rapaz se despedirá da sua família e da casa onde vivem.»
Trailer 

Estrelas no Mar
De Seung-Woook Jang, Coreia do Sul. Animação. 2021
Duração: 6 minutos

«Um dia como os outros, até ao momento em que uma mãe tem de pegar nos seus filhos e conduzi-los a um porto seguro. O impensável aconteceu: a casa está a inundar».
Trailer 

 

 

 

 

Partilhar

Está aqui