Lançamento do Jornal Interescolar n.º 7

26 Maio '21

Amanhã, dia 27 de maio, será lançado no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, o n.º 7 do jornal Interescolar, um evento que terá transmissão em direto no canal de YouTube da autarquia.

O Jornal Interescolar, parte integrante do Plano Educativo Municipal, é um projeto concretizado por alunos das escolas públicas do município do Seixal, que são responsáveis pelos seus conteúdos, incluindo textos jornalísticos, entre os quais artigos, entrevistas e reportagens, mas também poemas, e trabalhos mais gráficos, desenhos, fotografia e fotomontagem, entre outros.

«Educação e Arte» é o tema da edição n.º 7 do Jornal Interescolar, em cuja edição participaram alunos e professores de nove escolas, ao longo dos anos letivos de 2019-2000 e 2020-2021.

Escolas participantes nesta edição:

Escola Básica Nun'Álvares

Escola Básica N. Sr.ª do Monte Sião

Escola Básica Dr. António Augusto Louro

Escola Básica Dr. Carlos Ribeiro

Escola Básica Paulo da Gama

Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

Escola Secundária de Amora

Escola Secundária Dr. José Afonso

Escola Secundária Manuel Cargaleiro

Segundo o editorial, assinado pelo presidente da autarquia, Joaquim Santos, o Jornal Interescolar do ano letivo 2020-2021 aborda o tema «Educação e Arte» por «encerrar em si valores fundamentais que importa defender, sobretudo em tempos de pandemia. A cultura, e em particular a arte, convoca ao multiculturalismo, requer diálogo, reconhecimento de diferenças, tolerância e comunicação entre culturas para enriquecimento recíproco. A educação pela arte apela a estratégias pedagógicas que implicam o desafio do pensamento artístico». Refere também que «não obstante os efeitos da covid-19 e do confinamento que conduziram a uma forte necessidade de ajuste e adaptação, professores e alunos de escolas do concelho aceitaram o convite especial para, neste ano particular, participarem na edição deste projeto».

O n.º 7 do jornal será lançado no dia 27 de maio, às 16 horas, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, com um programa de animação assegurado por alunos de várias escolas, e terá transmissão em direto no canal de YouTube da autarquia (ver vídeo do evento).

A sessão incluirá, além da apresentação do jornal, intervenções da vereadora do pelouro da Educação da Câmara Municipal do Seixal, Maria João Macau, pintura em tela ao vivo, leitura expressiva de textos, momentos musicais e ainda declamação de poemas e espetáculo de marionetas.

Ver a edição n.º 7 do jornal em PDF