Março Jovem celebra a juventude

Throes + The Shine
02 Mar '20

Já começou o Março Jovem 2020 que, durante todo o mês, apresenta um conjunto de propostas dirigidas à juventude para animar as escolas, o espaço público e os equipamentos municipais.

A primeira grande iniciativa é o projeto #aescolamexe que, de 2 a 6 de março, vai itinerar pelas escolas secundárias do concelho com um conjunto de atividades desenvolvidas pelas associações juvenis e alunos. Slackline, música, teatro, graffiti, workshops ou dança são algumas das propostas.

Nos dias 4 e 5 de março, o humorista Pedro Teixeira da Mota sobe ao palco do Fórum Cultural do Seixal para duas noites de stand-up comedy (já esgotadas).

O Parque Urbano de Fernão Ferro recebe, no dia 7 de março, sábado, o Seixal Urban Fest, um evento que dura todo o dia e que junta experimentação e demonstração de BMX, parkour e dança hip-hop e que termina com os concertos de duas jovens certezas do hip-hop nacional e da nova música portuguesa: Tay e Vado. A entrada é livre e há também animação com os DJ Da Scum e Shark.

Na Quinta da Fidalga a proposta é arrojada e misteriosa. A performance-instalação Secretum, que decorre nos dias 12, 13 e 14 de março, leva o espetador a escolher um dos atores e a ouvir uma prece/segredo em modo de confissão.

Em Corroios, na Quinta da Marialva, o Circus Slackline Park convida à experimentação das emoções do equilíbrio em cima de um elástico e das artes circenses.  Acontece no dia 14 de março, sábado.

Depois das eliminatórias que acontecem nas escolas, o CANTA! termina numa grande noite de música ao vivo, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Os 10 finalistas interpretam os temas escolhidos, acompanhados por uma banda de músicos profissionais.

Outro dos momentos altos do programa do Março Jovem está marcado para a noite do dia 21 de março, sábado, na Sociedade Filarmónica União Seixalense. A banda Throes + The Shine, que muito recentemente garantiu a participação na final portuguesa do Festival da Canção 2020, promete um concerto de fusão de sonoridades, kuduro, texturas eletrónicas e rock.

A iniciativa que celebra a juventude só termina a 28 e 29 de março, com o Hip-Hop Unite - Mundial Qualifiers, um campeonato de hip-hop a nível nacional que conta com cerca de 50 grupos de dança e movimenta cerca de 600 bailarinos de todo o país para selecionar os grupos portugueses que irão disputar o mundial da modalidade. O evento conta com os concertos de Yaya e Favela Lacroix.

Também no domingo, dia 29, mas na zona ribeirinha de Amora, o Março Jovem entra dentro de água com o MJ Water Chalenge, uma oportunidade para a experimentação de canoagem, vela e barcos-dragão.

Consulte o programa completo do Março Jovem 2020 e acompanhe a iniciativa no Instagram ou Facebook.