Município assinala Dia Mundial da Diabetes

09 Nov '22

No próximo dia 14 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes, assinalado no concelho do Seixal com uma caminhada junto à Baía e com debates subordinados à doença.

14 de novembro, a partir das 9.30 horas

A caminhada alusiva ao Dia Mundial da Diabetes pretende sensibilizar para as consequências negativas da diabetes e importância da adoção de um estilo de vida saudável, sendo promovida pela Unidade Coordenadora Funcional para a Diabetes do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.

A iniciativa tem início às 9.30 horas junto ao restaurante Brisa da Baía, situado em frente à Quinta da Fidalga, em Arrentela. O percurso, feito ao longo da zona ribeirinha, levará os participantes até à Ponte da Fraternidade, regressando depois pelo mesmo trajeto, que se estenderá até ao restaurante Mundet Factory, onde terão a oportunidade de participar numa aula de ginásticaA participação é gratuita.

Cartaz da iniciativa

16 de novembro, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas

A Unidade de Saúde Familiar Rosinha (USF Rosinha) vai promover um conjunto de workshops direcionados para diabéticos, onde será abordada a importância da atividade física, de uma alimentação saudável e da auto-vigilância.

As inscrições são efetuadas no secretariado da USF Rosinha, situada no Largo da Rosinha, 2845-422 Amora.
Mais informações: 212 273 500  |  usf.rosinha@arslvt.min-saude.pt

Cartaz da iniciativa

19 de novembro, das 10 às 13 horas

A Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense acolhe a 7.ª sessão do ciclo Conversas com a Saúde, com o tema «Diabetes: Educar para Proteger o Futuro», com o seguinte programa:

Das 10 às 10.40 horas
Movimente-se com a Diabetes, com a fisioterapeuta Alice Martins do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES Almada-Seixal)

Das 10.40 às 11.15 horas
Conversas com a Saúde: Diabetes – Educar para Proteger o Futuro, com a equipa de médicos e enfermeiros da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do ACES Almada-Seixal

Das 11.30 às 13 horas
Showcooking sobre Alimentação Saudável, com o chefe Macedo do restaurante Mundet Factory.

A iniciativa destina-se ao público em geral, mas é particularmente direcionada para diabéticos. A participação está condicionada à lotação do espaço.

O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991, pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A escolha desta data teve por base o aniversário de Frederick Banting, médico canadiano que, em conjunto com Charles Best, seu colega de profissão, conduziu as experiências que levaram à descoberta da insulina em 1921.