Município do Seixal marca presença no Pet Festival

16 Maio '22

O município do Seixal vai participar no Pet Festival, o festival da família e dos animais de companhia, que se realiza entre 20 e 22 de maio, na FIL, no Parque das Nações.

A edição deste ano do Pet Festival tem como tema a «Adoção Consciente», uma das estratégias fundamentais para reduzir a população de animais abandonados, mas também para conquistar um amigo, que nunca esquecerá o gesto que fizemos por ele.

Neste festival, em que se pode fazer acompanhar do seu animal de companhia, encontrará um vasto programa de atividades, designadamente exposição e concursos das várias espécies e raças de animais de companhia, espaço de interação entre os animais da quinta e o público e um espaço pedagógico com a presença de associações de apoio e defesa animal.

Refira-se que, com base nas últimas edições, cada Pet Festival envolve cerca de 160 expositores e 3 mil animais, e recebe uma média de 20 mil visitantes, dos quais 4 mil acompanhados pelos seus animais de estimação.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, afirma que "a adoção de animais é uma prioridade da Câmara Municipal do Seixal".

No espaço municipal estará em destaque o futuro Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal (CROACS), um novo espaço que a autarquia vai construir, com um investimento de 1,5 milhões de euros. O equipamento, situado em Pinhal de Frades, terá serviços administrativos, veterinários e atendimento ao público, sequestro sanitário, quarentena, maternidade e alojamento de cães e gatos para adoção.

Será ainda dado a conhecer o trabalho que tem sido realizado no nosso concelho em prol da proteção, saúde e bem-estar animal, nomeadamente a criação de parques caninos e abrigos para colónias de gatos de rua, campanhas de adoção e eventos destinados aos animais de companhia.

Horário Pet Festival:

20 de maio – das 14 às 22 horas

21 de maio – das 10 às 22 horas

22 de maio – das 10 às 20 horas

Bilheteira:

- Bilhete individual: 8 euros (sexta-feira) e 10 euros (sábado e domingo)
- Bilhete jovem (dos 5 aos 15 anos) e mais de 65 anos: 5 euros
- Entrada gratuita: até aos 4 anos (inclusivé)
- Bilhetes de 3 pax: 20 euros (apenas online)
- Bilhetes de 4 pax: 22 euros (apenas online)

Dados sobre Bem-Estar Animal no Município do Seixal:

Parques caninos: Existem 3 parques caninos no concelho (em Fernão Ferro, Amora e Aldeia de Paio Pires), em construção outro na Torre da Marinha e está projetado mais u m para Santa Marta do Pinhal. Estes são espaços de recreio e bem-estar animal que dão resposta ao número crescente de animais de companhia existentes.

Abrigos para colónias de gatos de rua: A autarquia instalou o primeiro abrigo de gatos em Amora, numa colónia monitorizada pelo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal. Este centro iniciou, em junho de 2020, uma nova metodologia do programa CED - Capturar, Esterilizar e Devolver, ou seja, depois de todos os animais da colónia terem sido capturados, esterilizados e devolvidos é que se progride para uma nova colónia.

Festa do Bem-Estar Animal: A iniciativa, que já vai com 3 edições realizadas, pretende sensibilizar para temas relacionados com as responsabilidades sociais e legais no bem-estar e saúde dos animais, assim como para a adoção responsável e o papel dos animais de companhia na sociedade. O evento conta com espaços de adoção animal, workshops, demonstrações e uma área para as associações e entidades do concelho.

Campanhas de adoção de animais de companhia: Uma postura municipal inédita estabeleceu que, no Concelho do Seixal, os animais recolhidos não são abatidos, muito antes da promulgação da lei sobre aplicação desta prática a todos os municípios. Nesse sentido, a adoção responsável de animais é essencial para o sucesso desta política, sendo feitas diversas campanhas de adoção de animais de companhia e veiculadas informações atualizadas no site municipal sobre os animais que podem ser adotados.

Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal: O Canil Municipal do Seixal, em Arrentela, foi criado em 1992 e tornou-se, em 2003, no primeiro canil/gatil do distrito de Setúbal. É um espaço de alojamento provisório de animais, com capacidade para 110 cães e 20 gatos. No início de 2017, o Canil/Gatil Municipal do Seixal foi licenciado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária e passou a designar-se Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal.

Grupo dos Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal: O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal conta com a colaboração do Grupo dos Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal, que presta apoio na manutenção do gatil, passeia os cães diariamente, ajuda nos tratamentos médicos e participa nas campanhas de adoção.

Projeto do Novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal: O futuro Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal é um novo espaço que a autarquia vai construir com um investimento de 1,5 milhões de euros. O equipamento, situado em Pinhal de Frades, terá serviços administrativos, veterinários e atendimento ao público, sequestro sanitário, quarentena, maternidade e alojamento de cães e gatos para adoção.