Município marca presença em mais um Pet Festival

22 Jan '24

Entre os dias 26 e 28 de janeiro, decorre o festival da família e dos animais de companhia, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. O município do Seixal volta a estar representado no certame.

Os visitantes podem trazer o seu animal de companhia e desfrutar de um variado programa de atividades, que inclui exposições e concursos de animais de diferentes espécies e raças, um espaço para interagir com os animais da quinta e uma zona pedagógica com associações de defesa e apoio animal.

No stande municipal, será apresentado o trabalho que tem sido feito pela proteção, saúde e bem-estar animal, com ênfase na adoção responsável e nas vantagens de ter um animal de estimação.

A área do bem-estar animal é uma prioridade para a Câmara Municipal do Seixal, e o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal – CROACS tem sido fundamental nessa missão. Trata-se de um espaço onde os animais são alojados temporariamente e onde se realizam campanhas de vacinação antirrábica, de identificação eletrónica e de adoção responsável. Além de acolher e cuidar de animais abandonados ou entregues, o CROACS procura que eles sejam adotados por famílias que os amem.

O CROACS tem vindo também a aplicar a metodologia CED (capturar, esterilizar, devolver) em colónias de gatos de rua. Isto significa que se localiza uma colónia, os animais são capturados, esterilizados e depois devolvidos ao local onde foram encontrados. A instalação de abrigos para estas colónias tem sido outra preocupação do município.

Presentemente existem cinco parques caninos no concelho, em Fernão Ferro, Amora, Aldeia de Paio Pires, Torre da Marinha e Corroios, existindo já projetos para Santa Marta do Pinhal e Alto do Moinho.

Os detentores e os seus animais de companhia dispõem de cada vez mais espaço no município, assim como de eventos a eles dedicados, como é o caso da Festa do Bem-Estar Animal, que conta já com cinco edições.

O Pet Festival associa-se à campanha Famílias Multiespécie, da Animalife, que procura sensibilizar para o facto de todos os membros de uma família merecerem amor, cuidado e respeito, independentemente da sua espécie. O certame acontece anualmente, reunindo cerca de 160 expositores, 3 mil animais em exposição e uma média de 20 mil visitantes, dos quais mais de 4 mil levam os seus animais de estimação.

Horário
O Pet Festival está aberto ao público das 10 às 22 horas nos dias 26 e 27 de janeiro, e das 10 às 20 horas no dia 28 de janeiro.

Mais informação em petfestival.fil.pt