Município vai contar com novo centro de proteção civil

04 Nov '21

O Centro Municipal de Proteção Civil do Concelho do Seixal vai ser inaugurado esta sexta-feira, dia 5 de novembro, ficando instalado no edifício dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal.

Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Santos, «este novo centro operacional da Câmara Municipal do Seixal vai permitir ampliar a proteção da população, através do reforço da prevenção, monitorização e coordenação de sinistros ou eventos como a presente crise pandémica».

Este equipamento, um investimento de 71 350,73 euros, dispõe de serviço de radiocomunicações através da rede SIRESP, da Rede Estratégica de Proteção Civil, da Rede Operacional de Bombeiros e da Rede Municipal de Proteção Civil. Está também preparado para acompanhar a formação de eventos extremos através de centros meteorológicos online ou da ligação à rede local de estações meteorológicas.

Em caso de situação extrema, dada a forma como foi concebido, o centro permite a sua reinstalação numa tenda de campanha, podendo receber o Centro de Coordenação Operacional Municipal ou a Comissão Municipal de Proteção Civil, em caso de ser acionado o Plano Municipal de Emergência em situação de catástrofe.

No mesmo dia realiza-se também, pelas 11.05 horas, a 9.ª edição do exercício, de âmbito nacional, de sensibilização para o risco sísmico, denominado A Terra Treme, organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Seixal. Esta iniciativa consiste na realização de três ações, que podem fazer a diferença perante a ocorrência de um sismo, com a duração de 1 minuto, em que os participantes executam os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

O exercício realiza-se na Escola Básica de Santa Marta do Pinhal, em Corroios, seguindo-se o simulacro de evacuação da escola, em que serão aplicados todos os procedimentos de uma evacuação em caso de emergência.

Este exercício será promovido, futuramente, junto das escolas e juntas de freguesia do concelho.

Programa

11.05 horas: Exercício A Terra Treme, seguido de simulacro de evacuação – Escola Básica de Santa Marta do Pinhal

15 horas: Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil – Auditório dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal

16.30 horas: Inauguração do Centro Municipal de Proteção Civil