Nesta quadra festiva, faça corretamente a deposição do lixo

21 Dez '23

Durante as festividades, a recolha de resíduos urbanos estará condicionada no dia de Natal e no dia de Ano Novo e a autarquia apela à compreensão e colaboração dos munícipes e deixa algumas recomendações.

- Use corretamente os contentores e ecopontos e mantenha as suas imediações limpas, evitando a acumulação de resíduos na via pública. Se o seu contentor de proximidade se encontrar com a capacidade esgotada, aguarde que o despejo seja regularizado ou procure outro contentor com capacidade de deposição disponível;

- Os plásticos e metais são colocados no ecoponto amarelo, o papel e o cartão no ecoponto azul, os vidros no ecoponto verde;

- As caixas de cartão, papéis de embrulho e embalagens em geral devem ser espalmadas para reduzir o seu volume e maximizar a capacidade do ecoponto;

- Os óleos alimentares devem ser acondicionados em garrafas e depositados no óleão da sua área de residência;

- Evite a colocação de monos e aparas de jardim na rua.

A câmara municipal apela à responsabilidade dos munícipes, para que de forma consciente cumpram as regras de deposição do lixo doméstico nos respetivos contentores e tenham especial atenção aos períodos de recolha nesta altura, conforme divulgado no Edital n.º 356/2023, que são:

• A recolha diurna de resíduos sólidos urbanos enterrada e semienterrada não será realizada nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro de 2024 e a recolha noturna será feita às 14 horas no dia 24 e 31 de dezembro. Nos dias 23, 25, 26 e 30 de dezembro, acontece no horário noturno habitual.
  • Quanto à recolha porta a porta dos indiferenciados (contentor verde) e biorresíduos (contentor castanho) marcada para os dias 25 de dezembro e 1 de janeiro de 2024 não será realizada e, desta forma, os contentores deverão ser colocados para recolha na quinta-feira seguinte, ou seja, no dia 28 de dezembro e 4 de janeiro.
  • A recolha dos biorresíduos será feita nos dias 23 e 30 de dezembro, no horário normal.