Nova Área Dedicada para Doentes Respiratórios

06 Jan '21

O concelho do Seixal passou a contar, desde 5 de janeiro, com uma nova ADR – Área Dedicada para Doentes Respiratórios, situada no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, junto ao centro de rastreio móvel da covid-19, na Cruz de Pau, freguesia de Amora.

A autarquia foi responsável pela instalação deste equipamento, o que significou um investimento na ordem dos 150 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu a este propósito que "a responsabilidade pela instalação deste tipo de infraestruturas cabe ao Ministério da Saúde. No entanto, tendo em conta que no ACES Almada-Seixal existe apenas uma ADR em funcionamento, no Laranjeiro, decidimos apoiar a concretização de mais esta unidade, onde serão atendidos pelos médicos e enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde todos os doentes com quadros respiratórios agudos, com critérios clínicos de gravidade que exijam a avaliação presencial. Consideramos que esta é uma resposta pública a uma necessidade premente sentida pela população do município, permitindo atuar de forma eficaz no combate à pandemia".

Os doentes são encaminhados para esta unidade através da Linha SNS24 e pelas unidades de saúde existentes no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Almada-Seixal, onde será depois feita uma despistagem entre doentes portadores e não portadores de covid-19. O edifício terá quatro gabinetes para consultas e uma sala de tratamentos, além de outros espaços físicos de apoio.