Obra do Centro Cultural de Amora foi adjudicada

24 Jun '21

Uma das deliberações resultantes da reunião de câmara de ontem, 23 de junho, foi a aprovação da adjudicação da obra de construção do futuro Centro Cultural de Amora.

Na reunião de câmara desta quarta-feira, foi aprovada a adjudicação da obra de construção do futuro Centro Cultural de Amora, pelo valor de 4 516 037,88 euros mais IVA, com um prazo de execução de 730 dias.

Foi também aprovada a adjudicação da obra do novo cais de acostagem do antigo Terminal Fluvial do Seixal, pelo valor de 188 270 euros.

Outra das aprovações ocorridas nesta reunião foi a da tomada de posição Em Defesa de Um Serviço Público de Gestão de Resíduos. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, «os custos com o serviço de recolha e tratamento de resíduos urbanos são cada vez mais gravosos e insustentáveis para os municípios e para os seus habitantes, refletindo-se atualmente no elevado valor da fatura da água. Verifica-se um aumento tremendo da Taxa de Gestão dos Resíduos Urbanos imposta pelo Governo, sendo essa receita entregue ao Estado pela Amarsul».

Foi ainda aprovado o Programa de Acesso à Habitação para Jovens, com um projeto-piloto que vai colocar em hasta pública a construção de um edifício com 8 frações para posterior venda a jovens do concelho, decorrido o respetivo concurso. Aprovada foi também a proposta de comodato entre a Câmara Municipal do Seixal e a Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, com vista à cedência de um espaço físico para o funcionamento desta associação, na Quinta de São João, em Arrentela, e a atribuição de uma comparticipação financeira para a realização de obras de requalificação desse espaço, no valor de 61 140 euros.

A autarquia aprovou ainda a atribuição de uma verba no valor de 200 mil euros à Casa do Educador do Concelho do Seixal para apoio às obras de construção das instalações da Universidade Sénior. Foi igualmente aprovada uma comparticipação financeira no valor de 147 371,19 euros à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Miratejo para apoio financeiro às obras de requalificação e ampliação da sua sede social. Foi também aprovado o apoio de 66 912 euros à Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora para a colocação de um sistema de aquecimento central nas suas instalações e ainda um apoio de 189 894,88 euros ao Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal para apoio à conclusão das obras de construção do novo complexo desportivo.

Ainda no associativismo, foram aprovadas comparticipações ao Clube de Canoagem de Amora e à Associação Naval Amorense, no valor de 100 mil euros cada, para apoiar a construção do Centro Náutico de Amora. Foi igualmente aprovada uma comparticipação de 48 606,25 euros à Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense para a requalificação da sua sede e um apoio de 50 165,30 euros ao Ginásio Clube de Corroios para a reformulação da iluminação artificial existente no interior do edifício-sede do clube.

Nesta reunião, deliberou-se também a assinatura de um protocolo para a atribuição de um apoio de 15 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora, visando a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente, e foi atribuído um subsídio de 18 150 euros à Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho do Seixal. Foi ainda aprovado o Plano Operacional Municipal 2021, plano este que é complementar ao Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, de forma que se garanta a intervenção imediata em incêndios nascentes e se limite o seu desenvolvimento.