OMS reconhece Seixal como município saudável
O Município do Seixal foi distinguido com o certificado de membro da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), no âmbito da reunião anual de trabalho e conferência técnica decorrida em Bursa, Turquia, em 2025.
Nessa reunião, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, presidida e coordenada pelo Município do Seixal, recebeu igual distinção, dando continuidade à sua permanência neste movimento europeu de cidades saudáveis desde 2001.
Estabelecida em 1988, a Rede Europeia de Cidades Saudáveis (European Healthy Cities Network) é atualmente composta por 88 cidades designadas e mais de 20 redes nacionais de cidades saudáveis, totalizando mais de 1900 cidades e municípios membros. Um mecanismo estratégico fundamental desta rede são as suas reuniões anuais, que proporcionam a discussão dos temas associados às diferentes fases de trabalho, a partilha de boas práticas e o estabelecimento de compromissos para o futuro.
O Seixal é o município português com mais anos de permanência na Rede Europeia de Cidades Saudáveis, com presença ininterrupta desde 1998, no quadro da sua III Fase, após a criação do Projeto Seixal Saudável, o estabelecimento da rede de parceiros e a elaboração do I Perfil de Saúde e do I Plano Municipal para o Desenvolvimento em Saúde (PMDS).
O projeto Seixal Saudável, criado na década de 90, constitui o farol da política municipal em matéria de promoção da saúde, de estilos de vida saudáveis e de prevenção de comportamentos de risco. Sustentado numa parceria alargada e transversal aos determinantes da saúde, viu o seu III PMDS (2024-2030) aprovado em junho de 2024, pelo Conselho Consultivo Seixal Saudável, Câmara Municipal do Seixal e Assembleia Municipal do Seixal.
O III PMDS constitui um documento estratégico de planeamento em saúde, que projeta e consensualiza a intervenção municipal no âmbito da saúde e dos seus determinantes, compaginando agendas de trabalho na articulação entre os objetivos do Movimento Cidades Saudáveis e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030. A sua elaboração resultou de um intenso trabalho da equipa do Gabinete Seixal Saudável, da Câmara Municipal do Seixal, e da ampla participação de parceiros e unidades orgânicas da autarquia.
Parabéns à Câmara Municipal do Seixal e à sua rede de parceiros pelo papel pioneiro no Movimento Cidades Saudáveis, através do Projeto Seixal Saudável, e na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que resultou na validação do título de município saudável na VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS.
Partilhar

