Palestra do Jornal Interescolar dedicada ao «25 de Abril Sempre!»

23 Fev '24

Alunos e professores das 12 escolas que participam no Jornal Interescolar Temático, projeto promovido pela autarquia e que completa a sua 10.ª edição, reuniram-se no dia 22 de fevereiro, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, para uma palestra em torno do tema «25 de Abril Sempre!», e que contou com a participação do jornalista Pedro Tadeu.

Jornalista desde 1983, foi subdiretor do «Diário de Notícias» e diretor da agência Global Imagens, entre outros cargos que ocupou nos órgãos de comunicação com os quais colaborou, incluindo a CNN Portugal. Perante a plateia de alunos das escolas, falou sobre as seis canções que marcaram o 25 de Abril de 1974.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal do Seixal, Maria João Macau, congratulou-se com a participação ativa das escolas no projeto quando se comemoram os 50 anos do 25 de Abril: «o facto de este ser o tema do Jornal Interescolar representa uma oportunidade para os alunos descobrirem o que foi o 25 de Abril, através do trabalho que irão desenvolver. O futuro está nas mãos dos jovens, cidadãos ativos e livres, que têm de continuar a trabalhar para garantir a liberdade e os direitos conquistados».

Durante a palestra, Pedro Tadeu ilustrou o que foi o 25 de Abril através das canções que na altura passaram nas rádios e foram a senha para a Revolução. Falou ainda do impacto que as canções de intervenção e as palavras de ordem criaram e que ainda hoje sobrevivem. As canções «E Depois do Adeus» e «Grândola, Vila Morena» foram instrumentos utilizados pelos militares para derrubar a ditadura num tempo sem redes sociais.

Outras canções, símbolo da Revolução, foram o «Hino do MFA», «Venham Mais Cinco» e «Portugal Ressuscitado», a primeira canção gravada após o 25 de Abril que exigia a libertação dos presos de Caxias. Todas continham mensagens que mobilizaram a sociedade para um tempo de mudança.

O Jornal Interescolar é um projeto que integra o Plano Educativo Municipal 2023-2024, que no presente ano letivo tem como tema «25 de Abril Sempre!». A próxima edição/lançamento em papel está prevista para o mês de maio, durante uma sessão na Feira de Projetos Educativos, em que estarão presentes as escolas envolvidas no projeto.

A palestra contou com a participação das 12 escolas: as escolas secundárias Alfredo dos Reis Silveira, Manuel Cargaleiro, de Amora e Dr. José Afonso, os agrupamentos de escolas Nun'Álvares, João de Barros e Carlos Ribeiro, e as escolas básicas Dr. António Augusto Louro, Pedro Eanes Lobato, Paulo da Gama, Vale de Milhaços e da Cruz de Pau.

A iniciativa integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.