Passe Navegante Família entra em vigor em agosto

Autocarro
28 Jun '19

O passe Navegante Família vai poder ser adquirido em julho, para utilização durante o mês de agosto.

A medida já estava prevista nos contratos interadministrativos referentes aos novos passes sociais da Área Metropolitana de Lisboa (AML), assinados pelo Governo e autarquias em março deste ano, que possibilitaram a alteração de tarifários e a vigência de um mesmo passe social nos 18 municípios da AML a partir de dia 1 de abril.

O passe familiar só agora é implementado atendendo a questões técnicas e logísticas que não permitiram a sua vigência aquando da entrada em vigor dos passes Navegante individuais, em abril.

Podem beneficiar deste passe familiar todos os agregados familiares registados enquanto tal nas Finanças ou na Segurança Social e com residência na Área Metropolitana de Lisboa.

O passe não define um limite para o número de pessoas do agregado de cada família que podem beneficiar de um mesmo título e define um limite máximo no valor a despender por cada família, que será de dois passes individuais (80 euros para toda a área metropolitana, 60 euros dentro do município).

Em resultado da entrada em vigor dos novos tarifários, desde abril deste ano e em comparação com o período homólogo, os transportes públicos na AML registaram um aumento de 20 por cento na procura de passes.

O Navegante Família representa uma poupança bastante relevante para o orçamento familiar e recebeu um investimento significativo do Poder Local, como aconteceu no caso da Câmara Municipal do Seixal, que viabilizou a criação deste novo modelo de passe para os 18 concelhos com um investimento de dois milhões de euros por ano.