Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe

22 Mar '23

Estão a decorrer, até ao final do mês de abril, as candidaturas ao Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, o qual apoia a publicação de obras de literatura e estudos locais, com uma periodicidade anual e um valor de 5 mil euros por edição.

O prémio é atribuído em três categorias distintas, de forma alternada: Literatura: Romance, Novela e Conto, já na edição de 2023; Literatura: Poesia, em 2024; e Estudos Locais, em 2025.

As obras a concurso deverão ser originais, inéditas e não publicitadas por qualquer forma ou meio. No caso do prémio para literatura, em apreço este ano, os candidatos têm de ser maiores de 18 anos e naturais, residentes ou que exerçam atividade laboral ou académica no concelho.

Com os trabalhos a concurso na categoria de literatura a não poderem exceder as 350 páginas, as candidaturas podem ser apresentadas individualmente, em coautoria ou coletivo, mas não póstumas ou de natureza infantojuvenil.

As candidaturas são anónimas e devem ser feitas em envelope fechado, tendo no exterior o pseudónimo adotado pelo autor e a referência «Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe». No interior do envelope, deverá constar um outro envelope fechado e identificado no exterior apenas com o pseudónimo, contendo no seu interior os dados do candidato: nome, morada e comprovativo, idade, profissão, telefone, e-mail, cópia do cartão de cidadão e declaração de compromisso de honra, garantindo que o texto a concurso é da sua autoria.

Os trabalhos a concurso deverão ser entregues na Biblioteca Municipal do Seixal, ou enviados por correio, através de carta registada com aviso de receção, para a morada: Biblioteca Municipal do Seixal, Quinta dos Franceses, 2840-499 Seixal. A cerimónia de atribuição dos prémios decorrerá no âmbito das comemorações do aniversário do concelho.

Com este galardão, a autarquia reforça o estímulo e a valorização da criação literária e da atividade de investigação, ao mesmo tempo que presta homenagem a uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município.

A instituição deste prémio tem ainda por objetivos a valorização da língua portuguesa, a promoção da publicação de estudos de carácter local que contribuam para o enriquecimento e divulgação do património cultural e científico do concelho e o incentivo ao aparecimento de novos valores em áreas como a literatura e a investigação.

Consulte o regulamento na íntegra.