Primeira edição do Cineclube Seixal já disponível no YouTube
Os 10 filmes da primeira edição do Cineclube Seixal já estão disponíveis para serem visionados no canal do Município do Seixal no YouTube. É o resultado de um projeto de criação de filmes da RUGAS – Associação Cultural, com o apoio da autarquia e que, em 2023, teve como tema «Filma a Tua Cidade».
Além das películas a concurso, foi realizado um «Making Of», com a participação e o contributo dos jovens realizadores que fizeram parte do arranque deste projeto, numa oportunidade para mostrar as várias fases de cada projeto, que resultaram nas curtas-metragens agora disponíveis a um público mais alargado, bem como para memória futura.
Em 2024, o Cineclube Seixal – Mostra e Concurso de Curtas-Metragens contou com a participação de 12 filmes, os quais têm sido apresentados em sessões públicas em equipamentos municipais e salas de cinema, e brevemente também disponíveis no canal oficial da autarquia no YouTube.
O projeto pretende incentivar a criatividade artística dos jovens e contribuir para a sua formação cultural integral, estimulando a sua aproximação às artes e à participação cívica na valorização e respeito pelo território. O Cineclube Seixal procura criar condições de aprendizagem, desenvolvimento e análise de diversos temas através das potencialidades da linguagem cinematográfica.
O Cineclube Seixal destina-se a jovens entre os 15 e os 20 anos, residentes no concelho do Seixal. Os participantes têm a possibilidade de aprender a fazer um filme com uma equipa profissional, de dezembro a outubro, que os orienta desde a escrita do guião, à realização, à produção, planeamento, rodagens e montagem do filme, disponibilizando o material profissional necessário para fazer uma curta-metragem.
Partilhar

