Proteção civil sensibiliza sobre riscos e catástrofes

01 Jul '22

A 6.ª edição da Semana da Proteção Civil decorreu de 20 a 29 de junho, no Seixal, com o objetivo de homenagear todos os agentes do concelho e de sensibilizar a população para a importância da proteção civil.

A Semana da Proteção Civil teve início no dia 20 de junho, com o encontro Proteção Civil, Incêndios Rurais – Estratégias de Combate, no auditório dos Serviços Operacionais da autarquia, em que se discutiram os principais riscos, estratégias e fundamentos da segurança destes profissionais, com as entidades convidadas do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

Esta iniciativa continuou, no dia 21 de junho, no jardim do Fogueteiro, em Amora, com a ação de sensibilização da população sobre extintores, dinamizada pelo Corpo de Bombeiros Mistos de Amora. Houve lugar ainda para a exposição de meios dos agentes de proteção civil, com o objetivo de conhecer os protagonistas na catástrofe e também de garantir o socorro e a segurança no dia a dia.

Entre 22 a 27 de junho, a Semana da Proteção Civil contou com vários simulacros em diferentes serviços públicos e escolas do concelho do Seixal, nomeadamente na Escola Básica de Vale de Milhaços e nos Serviços Operacionais e Centrais da Câmara Municipal do Seixal, com a finalidade de testar os planos de emergência internos e treinar a retirada de emergência dos trabalhadores. Permitiu ainda criar rotinas de comportamentos em caso de acidente ou catástrofe.

A Semana da Proteção civil encerrou no dia 29 de junho, feriado municipal, com o Dia Municipal do Bombeiro, na Rua António Garibaldi, em Santa Marta do Pinhal, Corroios, em que se homenagearam os bombeiros do município que protegem diariamente as nossas populações.