Realojadas mais 37 famílias do bairro Vale de Chícharos

17 Out '22

O processo de demolição do bairro Vale de Chícharos, no Seixal, conhece esta semana, entre os dias 17 e 19, uma importante etapa, com o realojamento de mais 37 famílias, num total de 90 pessoas.

Com esta ação, fica concluída a primeira fase do realojamento, iniciada em dezembro de 2018, com o realojamento de 64 famílias/187 pessoas, moradores do antigo lote 10, entretanto demolido.

A Câmara Municipal do Seixal procedeu, em novembro de 2017, ao levantamento exaustivo de todas as pessoas que viviam em Vale de Chícharos. Na altura foi feito o recenseamento de 234 famílias, cerca de 750 pessoas, que ficaram devidamente assinaladas, e com direito a serem incluídas no processo de realojamento de acordo com o protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Seixal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, homologado pela Secretaria de Estado da Habitação.

A autarquia irá continuar a trabalhar, em conjunto com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e a Secretaria de Estado da Habitação, para proceder ao realojamento, o mais rápido possível, das 133 famílias que ficarão a residir em Vale de Chícharos. Ainda este ano (final de 2022), a autarquia do Seixal irá realojar mais 37 famílias, que residem nos lotes 14 e 15, e as restantes 96 serão realojadas até final de 2023. Findo este processo, será concretizada a limpeza integral do terreno.

O modelo de realojamento adotado foi o de aquisição e reabilitação de habitações dispersas pelo município, com vista a uma integração plena dos moradores de Vale de Chícharos na comunidade seixalense. Atendendo à dimensão e à complexidade deste processo e tendo em conta o elevado número de famílias e a necessidade de uma rápida demolição dos edifícios, ficou definido que este procedimento seria realizado de forma faseada.

O financiamento para este realojamento resulta de verbas provenientes de uma candidatura da Câmara Municipal do Seixal ao Plano de Recuperação e Resiliência.