Renovação do núcleo urbano e passeio ribeirinho de Arrentela

04 Jun '21

A Câmara Municipal do Seixal aprova abertura de concurso para requalificação do núcleo urbano e passeio ribeirinho de Arrentela, num investimento de 1 868 433,17 euros.

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião de câmara da passada quarta-feira, 2 de junho, a abertura do concurso público para realização da empreitada de reformulação do passeio ribeirinho de Arrentela e requalificação dos espaços exteriores do núcleo urbano antigo daquele agregado populacional, pelo preço-base de 1 868 433,17 euros.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, «o objetivo desta intervenção visa melhorar a funcionalidade dos espaços existentes e reabilitar um núcleo urbano tradicional que está na génese da fundação deste concelho. Pretendemos melhorar a qualidade de vida da população que ali habita, pelo que este é um investimento que se justifica plenamente».

No associativismo, foram aprovadas comparticipações ao Clube de Canoagem de Amora e à Associação Naval Amorense, no valor de 100 mil euros cada, para apoiar a construção do Centro Náutico de Amora. Foi também aprovada uma comparticipação financeira à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro, no valor de 150 mil euros, para apoio à continuidade da construção de um equipamento integrado para idosos. Foi ainda aprovada uma comparticipação financeira de 50 020 euros ao Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho para apoio à gestão e utilização do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho e foi aprovado um apoio de 24 078,48 euros ao Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires para apoio à remodelação da respetiva sede social.

Saliente-se, por fim, a assinatura de um contrato de comodato entre o Município do Seixal e a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, que visa permitir a instalação desta escola em novas instalações, mais concretamente num prédio urbano situado na Cucena, correspondente ao antigo Edifício da Baía Tejo, tendo em vista suportar a sua atual e crescente atividade, que envolverá a criação de mais iniciativas e cursos profissionais.