Roteiro Entre.Ruas divulga comércio de Fernão Ferro

Roteiro Entre.Ruas
21 Jan '19

A edição do roteiro de compras e lazer Entre.Ruas dedicada ao comércio local de Fernão Ferro foi apresentada no dia 19 de janeiro, sábado, no Centro Comercial dos Morgados.

Esta publicação, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, reúne informações sobre o comércio tradicional de uma determinada localidade, dividido por temáticas e com possibilidade de destaque com foto e descrição da atividade, apresenta notícias e descontos em diversas lojas. O roteiro é gratuito, quer para os comerciantes que nele divulgam o seu estabelecimento, quer para os munícipes que o recebem.

Depois de Amora e Cruz de Pau, a terceira edição contempla o comércio local de Fernão Ferro.

Segundo Ana Mestre, a responsável pela publicação, o principal objetivo do Entre.Ruas é divulgar e apoiar o comércio local: «O roteiro pretende, por um lado, apoiar os comerciantes, dar-lhes visibilidade para que possam subsistir face à concorrência das grandes superfícies. Por outro lado, queremos mostrar à população que tem ao pé de si um comércio mais personalizado, com maior qualidade do que o comércio de massas das grandes superfícies.»

O presidente da Delegação do Seixal da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, Isaú Maia, apelou aos habitantes de Fernão Ferro «para que, ao fazer as suas compras, deem prioridade ao comércio de proximidade, estabelecendo assim um equilíbrio económico com os hipermercados que, como se sabe, pela sua proliferação, têm levado grande parte do comércio tradicional a uma situação económica difícil».

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, lembrou que o Entre.Ruas é mais uma forma de apoio da autarquia ao comércio: «O comércio local é um parceiro insubstituível das populações, representa um atendimento mais personalizado, proximidade e qualidade de vida. Fernão Ferro é a localidade que mais está a crescer, muitos jovens casais estão escolher esta freguesia para viver, atraídos pela qualidade de vida que aqui encontram.»

O presidente da Câmara Municipal do Seixal esclareceu ainda que, desde 2011, as câmaras municipais não são consultadas para a instalação de grandes superfícies no seu território, pelo que a proliferação deste tipo de equipamentos não depende das autarquias.

O autarca disse também que a Câmara Municipal do Seixal está disponível para, em conjunto com os comerciantes, realizar iniciativas e medidas para dinamizar o comércio local como, por exemplo, um cartão de fidelização para proporcionar descontos aos clientes.