Saúde e sustentabilidade na Semana Europeia da Mobilidade

13 Set '21

«Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.» é o lema adotado em 2021 pela Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorre todos os anos de 16 a 22 de setembro, com o objetivo de encorajar os municípios europeus a introduzir e a promover os transportes sustentáveis.

A poluição do ar e os problemas da mobilidade urbana são uma das grandes preocupações dos cidadãos europeus, refletidos nas preocupações com a qualidade do ar, ruído e aumento do trânsito automóvel e na identificação do tráfego aéreo como grande causador de emissão de dióxido de carbono (CO2).

No quadro da política ambiental e da visão estratégica em matéria de ambiente, o Município do Seixal desenvolve projetos de relevância no âmbito da neutralidade carbónica. Entre estes, destaque para o Projeto Seixal On, que consiste num Laboratório Vivo para a Descarbonização centrado geograficamente nas frentes ribeirinhas do Seixal, da Arrentela e de Amora.

Este ano, a Câmara Municipal do Seixal e a AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal assinalam a SEM recorrendo a suportes digitais de informação e à promoção de algumas iniciativas locais, procurando sensibilizar os cidadãos para a necessidade de alteração de comportamentos que promovam um território menos carbónico.

Outras ações são dirigidas à comunidade escolar e incluem a ação de formação A Bicicleta: Direitos e Obrigações, promovida pela Escola Segura da Polícia de Segurança Pública, cujo enfoque incide sobre a segurança rodoviária e o novo código de estrada; uma visita ao Museu de Metrologia, situado no Instituto Português da Qualidade, com viagem na Fertagus e organizada em parceria com a mesma operadora de transportes.

A comunidade escolar é também envolvida em atividades de visita aos operadores de transportes públicos, no lançamento da página na internet da AMESEIXAL, na ação de divulgação de resultados do projeto PeddyApp e  AppGo da AMESEIXAL. A empresa municipal de energia e a Câmara do Seixal contam ainda divulgar online um vídeo alusivo ao projeto Seixal On (Descarbonização da Baía do Seixal), assim como algumas dicas sobre Mobilidade Sustentável.

Consulte o programa.