Seixal aposta no desenvolvimento da atividade náutica

Centro Náutico de Amora
-
03 Fev '22

O executivo municipal aprovou na reunião de câmara de ontem, dia 2 de fevereiro, os contratos-programa de desenvolvimento desportivo com o Clube de Canoagem de Amora e a Associação Naval Amorense, garantindo assim o apoio necessário à continuação da obra do Centro Náutico de Amora e o incentivo à atividade física e desportiva.

A ampla frente ribeirinha do concelho do Seixal oferece as condições ideais para o desenvolvimento da atividade náutica que tem sido impulsionado pela Câmara Municipal do Seixal. Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, considera que «o Centro Náutico de Amora, em construção pelas coletividades, no terreno adquirido pela Câmara Municipal do Seixal, além de ser mais um contributo para a requalificação da zona ribeirinha, dignifica as condições de treino dos atletas do Clube de Canoagem de Amora e da Associação Naval Amorense, potenciando o trabalho extraordinário desenvolvido pelas duas coletividades no âmbito das atividades náuticas e garantindo condições para que os mais jovens se possam dedicar a estas modalidades».

Com o objetivo de garantir o apoio necessário à continuidade da construção do campo de futebol do Pinhal do General, a autarquia decidiu atribuir à Associação de Amigos do Pinhal do General uma comparticipação financeira de mais de 100 mil euros no âmbito de contrato-programa de desenvolvimento desportivo.

O executivo municipal aprovou também os contratos-programa com o Clube Recreativo da Cruz de Pau, para garantir o apoio necessário à obtenção e instalação de um praticável para o desenvolvimento da modalidade de ginástica acrobática, no valor de 7995,85 euros, e com o Grupo Desportivo do Cavadas (GDC) para apoiar a realização do 38.º Grande Prémio de Atletismo do GDC – Memorial José Manuel Oliveira, no valor de 2400 euros.

Com o objetivo de apoiar os projetos e programas do movimento associativo cultural do concelho, foram aprovadas as atribuições dos subsídios no valor de 2500 euros à Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, de 13 520,25 euros ao Independente Futebol Clube Torrense e de 10 425,18 euros à Sociedade Filarmónica União Seixalense.

Foram ainda aprovados os protocolos com a Associação de Coletividades do Concelho do Seixal, no valor de 28 mil euros, para garantir o apoio necessário em transportes para as coletividades do movimento associativo desportivo popular do concelho, fundamental para o desenvolvimento da prática das atividades desportivas, e no valor de 10 400 euros, como apoio à realização do Campeonato de Futsal do Concelho do Seixal.

No âmbito da competência da câmara municipal para deliberar sobre a concessão de apoio financeiro ou de qualquer outra natureza a instituições legalmente constituídas ou participadas pelos trabalhadores do município, com vista ao desenvolvimento de atividades culturais, recreativas e desportivas e para a concessão de benefícios sociais, a Câmara Municipal do Seixal deliberou a atribuição da comparticipação financeira de 250 mil euros, relativa a 2022, à Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal.

Por outro lado, o executivo municipal aprovou ainda, para o ano de 2022, a comparticipação financeira no valor de 50 mil euros a atribuir à Agência Municipal de Energia do Seixal – AMESEIXAL, uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a utilização racional de energia, melhoria da eficiência energética e aproveitamento máximo dos recursos energéticos.

Durante a reunião de câmara, decorreu também a tomada de posse dos membros do novo Conselho Municipal de Segurança do Seixal.

Partilhar

Está aqui