Seixal aprova restaurante no antigo terminal fluvial

Terminal Fluvial Seixal
17 Jun '20

A Câmara Municipal do Seixal aprovou esta quarta-feira, em reunião de câmara, a hasta pública para a exploração turística do antigo terminal fluvial do Seixal. Desta forma, irá promover-se a reabilitação urbana deste espaço, onde surgirá um novo restaurante/bar, num local privilegiado com vista para a Baía do Seixal.

O vencedor deste procedimento irá explorar este equipamento de restauração durante 25 anos. «Este novo equipamento será mais um elemento de desenvolvimento do turismo, tendo em conta que se trata de uma infraestrutura de excelência, associada à náutica de recreio, em estreita ligação com o futuro Porto de Recreio e o núcleo urbano antigo do Seixal», referiu Joaquim Santos.

Bombeiros de Amora e Seixal recebem apoios no âmbito do Dia Municipal do Bombeiro

A Câmara Municipal do Seixal deliberou ainda a atribuição de uma comparticipação financeira à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, no valor de 45 160 euros para apoio à aquisição de um veículo florestal de combate a incêndios e uma comparticipação à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora, no valor de 8 949,48 euros para aquisição de seis aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto. Estas comparticipações surgem no âmbito do Dia Municipal do Bombeiro, que se assinala no Seixal a 29 de junho, feriado municipal.

Nesta reunião foi também aprovada a atribuição de uma comparticipação financeira à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Corroios, no valor de 126 493,25 euros, que permitirão desenvolver o estudo geológico e geotécnico, bem como os projetos de especialidades do lar de idosos de Corroios.

No âmbito cultural, a autarquia atribuiu ainda nesta reunião de câmara uma verba no valor de 96 279,10 euros à Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense, para a requalificação da sua sede. A Câmara Municipal do Seixal aprovou ainda a comparticipação financeira no valor de mil euros a cada uma das associações zoófilas, Grupo de Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal, Associação dos Amigos dos Animais do Seixal e Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental.

O executivo municipal também aprovou a futura constituição de um direito de superfície a favor do Amora Futebol Clube, sobre o prédio onde se encontra edificado o Estádio da Medideira, que permitirá a continuidade do trabalho que o clube tem vindo a desenvolver, bem como a sua necessária requalificação.

Universidade Sénior do Seixal com novas instalações

No seguimento do contrato de comodato assinado a 21 de maio entre a autarquia e a Casa do Educador do Seixal, através do qual a autarquia cedeu o direito de utilização por 30 anos do edifício do antigo Grémio da Lavoura, no Fogueteiro, para a construção das novas instalações da Unisseixal – Universidade Sénior do Seixal, nesta reunião de câmara foi deliberada a atribuição de uma verba no valor de 200 mil euros para o arranque das obras de requalificação do imóvel.

O executivo municipal deliberou ainda a abertura do concurso público da empreitada de reabilitação dos espaços exteriores da Quinta da Princesa, tendo o procedimento base o valor de 648 988,98 euros, acrescido de IVA, a dividir entre 2020 e 2021.

Tendo em conta a situação provocada pela covid-19, a Câmara Municipal do Seixal decidiu prorrogar a suspensão da cobrança e a isenção das taxas relativas à ocupação de espaço público a estabelecimentos comerciais, até 31 de dezembro de 2020, como medida de apoio às micro, pequenas e médias empresas e ao emprego no concelho do Seixal.