Seixal assinala Dia Mundial da Saúde

Aula aberta
01 Abr '19

No dia 7 de abril, domingo, o Seixal assinala o Dia Mundial da Saúde, a partir das 10 horas, com uma aula de zumba, a formação de uma cruz vermelha e uma caminhada.

As iniciativas decorrem na Delegação Foz do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa – Seixal, sendo que a caminhada tem arranque, às 11 horas, com destino às antigas instalações da Companhia de Lanifícios de Arrentela.

A iniciativa é uma organização da Câmara Municipal do Seixal e da Delegação Foz do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa – Seixal e assinala igualmente a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão afeto à Organização das Nações Unidas (ONU) e que é responsável pela orientação, acompanhamento e regulação de normas de saúde nas Nações Unidas.

«Cobertura Universal de Saúde para Todos, em Todo o Lado» é o tema escolhido pela OMS para assinalar a data, o mesmo do último ano, sublinhando assim aquela que é a principal motivação para a promoção de políticas transversais que efetivem o direito à saúde de todos os seres humanos.

A repetição do tema dá também visibilidade a uma realidade alarmante, de que metade da população mundial carece de cobertura completa de serviços essenciais de saúde ou que mais de 800 milhões de pessoas (12 por cento da população mundial) despenderam 10 por cento dos orçamentos familiares para pagar cuidados de saúde.